Coronavírus: Itabira realizará testagem em massa da população
A testagem em massa tem como objetivo identificar assintomáticos e reduzir a taxa de transmissão da Covid-19 em Itabira
Para conter o avanço da pandemia de coronavírus na cidade, a Prefeitura de Itabira realizará testagem em massa da população. É o que garantiu o prefeito Marco Antônio Lage (PSB) durante coletiva de imprensa realizada no sábado (6).
“A testagem em massa é importante. Quando você faz o teste, identifica aqueles que estão assintomáticos e os coloca em isolamento. Então vamos criar um sistema na cidade para essa testagem, sobretudo dos profissionais que estão trabalhando nos serviços essenciais e no serviço público, para reduzir essa taxa de transmissão”, destacou Marco Antônio Lage.
+ Coronavírus: Itabira pretende abrir cinco novos leitos de UTI
+ Outras 21 cidades de Minas Gerais terão toque de recolher
+ Covid-19: entenda ponto a ponto o decreto da Prefeitura de Itabira
Com isso, a expectativa é de reduzir a taxa de transmissão do vírus na cidade. “Esperamos anunciar nesta semana uma força tarefa para comprar testes rápidos e realizarmos testagens em massa na nossa cidade. Sabemos que 80% das pessoas que contraem o vírus são assintomáticos e saem por aí infectando outras pessoas. Então temos uma taxa de transmissão alta: para cada 100 pessoas contaminadas, outras 118 receberão esse vírus”, afirmou Marco Antônio Lage.
Ainda segundo o prefeito, quando a taxa de transmissão está abaixo de 100 significa que há medidas que contém o avanço da pandemia. “A taxa de transmissão abaixo de 100 é porque você tem medidas que estão contendo a escalada do vírus. Essas medidas, basicamente, são o isolamento e distanciamento social”, reforçou.