Câmara de Itabira vota reajuste do servidor municipal na próxima semana
A Prefeitura de Itabira já havia comunicado que esse reajuste será de 5,45%, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)
O prefeito Marco Antônio Lage (PSB) encaminhou para a Câmara de Itabira o projeto de lei nº 39/2021, que autoriza a revisão geral anual dos vencimentos e salários dos servidores municipais. O texto foi analisado pelos vereadores na tarde desta quinta-feira (27), durante a reunião de comissões temáticas, e liberado para votação em plenário — o que deve acontecer na próxima terça-feira, 1º de junho.
A Prefeitura de Itabira já havia comunicado que esse reajuste será de 5,45%, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), tanto para o salário do funcionalismo público quanto para o cartão alimentação. A proposta foi negociada e aceita pelo Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos Municipais de Itabira (Sintsepmi).
O reajuste previsto no projeto de lei nº 39/2021 será válido para os empregados da Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb), Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), Instituto de Previdência de Itabira (ItabiraPrev) e Prefeitura Municipal.
Caso aprovado, o reajuste salarial será retroativo a 1º de março de 2021.
Como fica o Saae?
De acordo com a Prefeitura de Itabira, os servidores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) terão seus salários reajustados conforme as determinações da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae-MG). Para isso, foi enviado para a Câmara de Itabira o projeto de lei nº 40/2021 — que também foi liberado para votação na próxima terça-feira.
Assim como no caso dos demais servidores municipais, os funcionários do Saae também terão um reajuste salarial de 5,45% conforme o INPC. Em caso de aprovação, o aumento será retroativo a 1º de março de 2021.