Saae notifica possível desabastecimento e alerta para consumo irresponsável
Alguns bairros tiveram falta de água ao longo da sexta-feira. O reestabelecimento deve acontecer, gradualmente, a partir das 22h
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira informou que, nesta sexta (17), houve a possibilidade de desabastecimento de água nos bairros: Pará; Centro; Major Lage de Baixo; Moinho Velho; Esplanada da Estação; e na Avenida das Rosas.
A previsão é que o abastecimento seja normalizado, de forma gradativa, a partir de 22h, ainda nesta sexta-feira (17). De acordo com o assessor de comunicação do Saae, Erico Porto, a ação foi um teste para sanar os problemas de abastecimento que vem acontecendo na cidade nos últimos dias.
“Essa ação de hoje é uma tentativa de equilibrar os reservatórios. Temos recebido muitas reclamações em bairros de relevo alto. Então, queremos tentar levar a água para esses locais e, depois, tentar equilibrar tudo”, explicou.
No comunicado oficial, a autarquia ressalta a importância do uso consciente da água nesse momento crítico de estiagem e excesso de focos de queimadas. Na nota, publicada nas redes sociais do Saae, eles ainda reafirmam a necessidade de comunicação de ocorrências para que a autarquia possa mapear e solucionar o desabastecimento.
Erico lembra também que a falta de água está acontecendo apenas nas partes altas dos bairros, já que a vasão está baixa. Mas ele também alerta para o consumo exagerado e irresponsável no município.
“O pessoal da parte baixa dos bairros estão usando mangueira para lavar calçada, fazem lavagens demoradas de carro e não colaboram com o consumo consciente. Estamos em escassez mesmo, as pessoas em ponto mais altos da cidade estão sofrendo muito com o fato da água não estar chegando direito até a casa delas”, destaca.
Os telefones de contato para pedidos de serviços, informe de falta de abastecimento ou denúncias sobre vazamentos são:
– Telefone de Plantão: 115
– Telefone administrativo: (31) 3839-1300 (funciona em horário comercial de segunda à sexta-feira)
Além disso, os itabiranos também podem se manter atualizados acessando as redes sociais do Saae: Instagram e Facebook.