Projeção de carreira é tema de palestra ministrada por Romeu Zema no Senac, em Itabira
Alunos do Projeto Trilhas de Futuro aprendem sobre os desafios e estratégias para investir na carreira
Entender e abraçar as oportunidades em um cenário que pouco se investe no conhecimento e carreira dos jovens foi o tema da palestra realizada nessa sexta (3), pelo Governador de Minas, Romeu Zema, no Senac, em Itabira, aos alunos do Projeto Trilhas de Futuro. Desenvolvido em parceria com o Senac, o projeto é destinado a estudantes regularmente matriculados nos segundos e terceiros anos do ensino médio; estudantes regularmente matriculados em qualquer período da Educação de Jovens e Adultos (EJA); e jovens que concluíram o ensino médio.
“Um dos grandes problemas do Brasil, que eu presenciei nesses 30 anos em que atuei em empresa privada, foi a falta de mão de obra qualificada. E como o mundo vem mudando a todo instante, o Trilhas de Futuro oferece isso: cursos que demandam mão de obra a todo momento no mercado, indiferente do cenário econômico”, explica o governador.
Investir em tempo e em conhecimento
Pesquisas apontam que o Brasil está em 3° lugar no ranking mundial no consumo de redes sociais. O que significa que os brasileiros ficam mais de 3h40 conectados. E apesar desta posição, Zema orienta que é necessária uma boa e completa formação, além do desejo de sair da zona de conforto.
“As redes sociais muitas vezes nos enganam por venderem a ilusão de que determinado jovem conquistou o sucesso em pouco tempo! E é aí que muitos se frustram! Por quererem medir a própria realidade com as dos outros. As mudanças da vida acontecem a longo prazo! O segredo de uma carreira promissora está no tanto que você se dedica em tempo e conhecimento na profissão que escolheu”, aconselha.
Qualificação e inserção no mercado e reconhecimento
Transformar jovens em futuros profissionais qualificados tem sido o grande desafio da equipe do Senac, por meio de metodologias, visão de melhorias e capacitação social. De acordo com Míriam Martins, diretora da unidade de Itabira, “por meio do Trilhas hoje a equipe da cidade, que iniciou o ano de 2021 com 18 colaboradores está agora com 38. Profissionais atuantes e com expertise em áreas específicas para juntos possibilitarem o desenvolvimento de 120 futuros técnicos do Programa, sejam eles nas áreas Finanças, Marketing e Rede de Computadores”, explica.
Estar atento as oportunidades é fator primordial para quem quer deslanchar no mercado de trabalho. É o caso do aluno do curso de técnico em Redes de Computadores Breno Souza e Silva, que viu no projeto uma forma de enriquecer o currículo.
“Eu conheço o trabalho do Senac desde os tempos que em que eu fui Jovem Aprendiz. E ingressar no curso de Técnico em Redes foi uma oportunidade pois já atuo há um ano na área de tecnologia.”
*Release enviado pela assessoria do Senac Itabira