Reuniões ordinárias da Câmara de Itabira retornam nesta terça-feira
A sessão plenária de 2022 será transmitida ao vivo pelo canal oficial da DeFato no YouTube
Acontece nesta terça-feira (1), a primeira reunião ordinária da Câmara Municipal de Itabira em 2022. O encontro acontece às 14h e marca o fim do recesso parlamentar. Há expectativa de que um projeto de lei, de autoria do prefeito Marco Antônio Lage (PSB), que prevê o pagamento de gratificação aos servidores da Saúde, seja lido em plenário — dando início à sua tramitação na Casa.
Essa proposta de bonificação aos trabalhadores da saúde pública municipal foi anunciada pela Prefeitura de Itabira no final de janeiro e prevê o repasse de R$ 1 mil como reconhecimento pelo trabalho de enfrentamento à pandemia de Covid-19. Porém, para que aconteça esse pagamento, é necessário aprovação dos vereadores.
Para este ano, estão previstas 47 reuniões ordinárias da Câmara de Itabira, sendo: quatro em fevereiro, cinco em março, quatro em abril, cinco em maio, quatro em junho, quatro em julho, cinco em agosto, quatro em setembro, quatro em outubro, cinco em novembro e três em dezembro.
Conforme previsto no Regimento Interno da Casa, os encontros serão realizados todas às terças-feiras, a partir das 14h, exceto quando as sessões caírem no feriado. Neste caso, serão transferidas para o primeiro dia útil subsequente.
As sessões são abertas ao público e também são transmitidas ao vivo pelo rádio e pela internet, por meio do canal oficial da DeFato no YouTube. Para conter a propagação da Covid-19 é obrigatório o uso de máscara, bem como a higienização das mãos com álcool em gel, além de manter o distanciamento.
No ano passado, ao todo, foram realizadas 46 sessões ordinárias, seis reuniões extraordinárias e 46 reuniões de comissões. Durante estes encontros, os vereadores aprovaram 72 projetos de lei, 46 projetos de resolução, 127 requerimentos e 390 indicações.