Prefeitura de Mariana amplia prazo de doação de sementes
Buscando desenvolvimento agrícola o prazo de doação de sementes de feijão foi ampliado para tempo indeterminado.
A doação de sementes e outros insumos agrícolas pode ser uma boa ferramenta para reduzir os custos do agricultor, além de fomentar o plantio e o desenvolvimento agrícola para as famílias que dependem desta renda ou, ainda, que desejem diversificar seus plantios e começar um novo investimento na agricultura.
Assim, a Prefeitura de Mariana aumentou o prazo do cadastramento dos agricultores para receber doações de sementes de feijão e adubo por tempo indeterminado, a ação foi promovida por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural.
Apenas trabalhadores rurais podem fazer recurso e se beneficiar desse auxílio que visa promover desenvolvimento agrícola. O qual faz parte do Programa de Incentivo à Produção de Alimentos e busca aumentar e reforçar a produção, além de fortalecer e valorizar a Agricultura Familiar municipal.
As doações foram prorrogadas graças à grande disponibilidade de sementes, o que fez com que as inscrições, que se iniciaram em 20 de dezembro de 2021, permaneçam abertas.
Para um melhor armazenamento das sementes que ainda não foram plantadas, a Secretaria de Desenvolvimento Rural recomenda que elas sejam dispostas em recipientes secos, que não permitam a entrada de água e armazenadas em câmaras frias ou geladeiras para que não percam a capacidade de germinação.
E para promover um movimento de cuidado do solo durante o plantio, um ponto muito importante é realizar a correta adubação do solo. Tendo isso em vista, a Prefeitura Municipal de Mariana também disponibiliza adubo para realizar a cobertura do solo, a fim de garantir um substrato bem preparado para o correto desenvolvimento das sementes.
O agricultor que estiver interessado em fazer a retirada das doações, deverá comparecer à Secretaria (localizada no Centro de Convenções – Av. Getúlio Vargas, 110 – Mariana) e apresentar os seguintes comprovantes: atuação como trabalhador rural, de posse de terra e residência rural.