Liga Brasileira de Clubes: 23 clubes assinam carta e avisam que não estarão em reunião na CBF

Os times determinam três pontos relacionados a aspectos financeiros para a criação da liga, os quais dizem ser os melhores para o futebol brasileiro

Liga Brasileira de Clubes: 23 clubes assinam carta e avisam que não estarão em reunião na CBF
Times buscam entendimento para criar a Liga Brasileira de Clubes – Foto: Rafael Ribeiro/CBF

O Athletico-PR divulgou, nesta segunda-feira (9), uma nova carta para tratar da criação da Liga Brasileira de Clubes. Ao lado de outros 22 times, os paranaenses determinam três pontos relacionados a aspectos financeiros, os quais dizem ser os melhores para o futebol brasileiro.

O primeiro diz respeito à divisão da renda: 50% igualitário, 25% pela performance esportiva e outros 25% por aspectos comerciais objetivos e mensuráveis. A proposta inicial era de 40% divido igualmente entre os times, 30% por questões esportivas e os demais 30% repartidos segundo audiência, assinatura de pay per view e engajamento nas redes sociais.

Em seguida é colocado que a diferença de receita entre o maior e o menor clube deve ser de 3,5 vezes no primeiro ano, tendo como objetivo alcançar 1,6 vezes de diferença máxima. Por fim, os times também pedem que a Série B tenha direito a 20% dos recursos advindos dos direitos de transmissão.

No mesmo comunicado, afirmam que não comparecerão à reunião que aconteceria na CBF na quinta-feira (12) para a formalização da criação da Liga, batizada inicialmente como Libra. Eles prometem se juntar na próxima segunda-feira (16) no Rio, para formalizar uma proposta.

Em uma primeira versão da carta, apareciam 30 signatários, mas depois ela foi corrigida, incluindo o América-MG e excluindo os nomes de Bahia, Grêmio, Vasco, Novorizontino, Guarani, Atlético-MG, Botafogo e Internacional.

Também ficam fora da carta os oito times que assinaram a criação da Libra: Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Santos, Red Bull Bragantino, Flamengo, Ponte Preta e Cruzeiro e Ituano.

* Com Estadão Conteúdo.