Macaco é recolhido agonizando no Panorama e município inicia fumacê contra a febre amarela
Fumacê começa a percorrer bairros de Itabira nesta sexta-feira, 17 de março
A Prefeitura de Itabira inicia nesta sexta-feira, 17 de março, pulverização de inseticida via Ulta Baixo Volume (UBV) pesado, o popular “fumacê”, para combater os mosquitos transmissores da febre amarela. A aplicação começa no bairro Panorama, onde um macaco foi recolhido por técnicos da Secretaria Municipal de Saúde enquanto agonizava. Os primatas são os hospedeiros do vírus causador da doença.
Por meio da Gerência Regional de Saúde (GRS), o Ministério da Saúde (MS) atendeu uma solicitação da Prefeitura para aplicar o UBV pesado, já que, segundo a diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Natália Franco Barbosa Andrade, “só o Ministério da Saúde pode fazer essa pulverização e tem um protocolo para esta ação”.
De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, Thereza Cristina Oliveira Andrade, o UBV pesado é recomendado porque Itabira está na “Categoria 3” – municípios com casos e/ou óbitos humanos ou epizootias (macacos mortos) confirmadas para febre amarela – do protocolo da SES/MG. No entanto, segundo a diretora Natália Franco, o fumacê não é indicado para a zona rural.
Cronograma
A pulverização de inseticida contra os vetores da doença começa às 17 horas, no bairro Panorama, por causa do recolhimento de um macaco. “Por esse fato, começamos o fumacê pelo Panorama, seguindo pelas adjacências, bairros Água Fresca e São Marcos para uma cobertura maior”, ressaltou Natália Franco. No sábado (18), a ação acontece nos bairros Hamilton, Valença e Abóboras. No domingo (19), nos bairros Conceição e Areão. Já na segunda-feira, 20 de março, o fumacê será feito no bairro Amazonas.
A superintendente Thereza Andrade ressaltou que o protocolo desta ação é do MS que, deve permanecer na cidade pelos próximos dez dias. “O ciclo do fumacê acontece normalmente a cada três dias, então, passa no bairro uma vez e retorna depois de três dias. Um agente de endemias da SMS acompanha os técnicos do Ministério por uma questão geográfica, já que não conhecem as ruas e localidades”.
A diretora Natália Franco também explicou que o UBV não pode ser feito em dias chuvosos e com ventos fortes. “Além disso, só é feito no período da manhã, bem cedo, por volta das 5 horas ou no final da tarde, às 17 horas”. Ainda segundo ela, é necessário que a população mantenha as janelas abertas, proteja alimentos, aquários, gaiolas, bebedouros e comedouros de animais.
Em tempo
Segundo informação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), até o momento (17/03), foram notificados 1.094 casos de febre amarela, sendo que desses, 118 foram descartados e 339 são casos confirmados. Em relação aos óbitos, foram notificados 192, desses, 117 foram confirmados para febre amarela. Nenhum no município de Itabira.