Em busca de solução imediata, Santa Casa BH lança campanha para recuperar leitos de CTI

Na noite do dia 27 de junho, por volta das 20h, o incêndio teve início no CTI do 10º andar da Santa Casa

Em busca de solução imediata, Santa Casa BH lança campanha para recuperar leitos de CTI
CTI ficou destruído após o incêndio que atingiu o 10º andar da Santa Casa em junho. (Foto: Divulgação)

Apesar do Ministério da Saúde ter anunciado a liberação de R$ 10 milhões para a reforma do Centro de Terapia Intensivo da Santa Casa de Belo Horizonte, o hospital precisa de uma solução rápida e imediata para reativar os 50 leitos de CTI, atingidos por um incêndio no fim de junho deste ano. Para isso, a Santa Casa de BH lançou campanha de financiamento (aqui) para retomar atendimento a cerca de mais de 200 pessoas por mês.

Segundo a Santa Casa, o recurso anunciado pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, é previsto para ser liberado daqui 12 a 18 meses e, além disso, só poderá ser utilizado na aquisição e substituição de equipamentos. “A reabertura do CTI exige pressa, por isso estamos lançando essa ação, com o apoio solidário do Minas Tênis Clube e do Conselho Regional de Administração de Minas Gerais. A verba do Ministério da Saúde será extremamente bem-vinda e servirá para cobrir parte dos investimentos necessários em equipamentos do hospital”, finaliza Roberto Otto, provedor da Santa Casa.

Incêndio na Santa Casa

Na noite do dia 27 de junho, por volta das 20h, o incêndio teve início no CTI do 10º andar. A fumaça rapidamente se espalhou e, naquele momento, a equipe do hospital, junto com o Corpo de Bombeiros, se mobilizou para salvar os pacientes internados. Eles foram levados para a avenida em frente à Santa Casa BH e, ali mesmo, receberam cuidados ou foram direcionados para o Hospital São Lucas – que pertence ao Grupo Santa Casa BH e fica do outro lado da rua -, bem como para outros hospitais.

Dois pacientes faleceram por causas relacionadas ao incêndio e 31 funcionários se acidentaram, mas já receberam alta. Além disso, o incêndio fez com que os 50 leitos de CTI do 10° andar fossem desativados, devido aos inúmeros danos e perdas, que incluíram mobiliários, equipamentos, cabeamentos elétricos, além da própria estrutura.

Agora, a Santa Casa pede ajuda para que consiga reerguer o CTI e restabelecer o atendimento aos mineiros.