João Monlevade receberá investimentos do Estado para construir salas de cinema

As salas com recursos do estado terão exibição com capacidade para público de 150 a 200 pessoas

João Monlevade receberá investimentos do Estado para construir salas de cinema

João Monlevade está na lista das cidades mineiras que irão receber investimentos para criar ou revitalizar salas de cinema. Os consultores visitaram os municípios e mapearam os imóveis que poderão abrigar os cinemas. Os complexos contarão com espaços de bilheteria, bomboniere e salas de exibição com capacidade para público de 150 a 200 pessoas.

Além de João Monlevade, os outros municípios selecionados são: Araguari, Caratinga, Coronel Fabriciano, Curvelo, Ibirité, Itajubá, Itaúna, Nova Lima, Patrocínio, Ponte Nova, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia, Teófilo Otoni, Timóteo, Unaí e Vespasiano.

A iniciativa é do governo do estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig), e faz parte do projeto Cineminas – Programa Codemig de Apoio ao Cinema. A seleção das cidades foi feita a partir de um estudo de viabilidade, encomendado pela Codemig à empresa de consultoria Ernst & Young.

Durante quatro meses, foram analisadas as condições, as demandas e o perfil do público alvo em 76 cidades mineiras com mais de 28 mil habitantes, que não possuem salas de exibição. O estudo, contratado por licitação, identificou a viabilidade econômico-financeira dos projetos em cada cidade, para garantir a sustentabilidade da iniciativa.

A indústria cinematográfica representa uma área de expressivo potencial dentro do setor audiovisual, que tem se destacado como um dos mais dinâmicos da economia brasileira. Ele é responsável por 0,57% do PIB nacional, com um desempenho equivalente ao dos setores do vestuário e de fármacos.

O governo mineiro não informou prazo para os investimentos ou implantação das salas, mas ressaltou que até o fim de 2018, serão investidos mais de R$ 20 milhões em editais de fomento e fortalecimento cultural.