“Expedição Piracicaba – Pela Vida do Rio” visita as cidades Catas Altas, Mariana e Ouro Preto
Na oportunidade os membros apresentaram todos os detalhes dessa segunda fase do trabalho
A pré mobilização para execução da segunda fase da Expedição Piracicaba Pela Vida do Rio, que acontecerá entre os dias 18 e 25 de março, dentro das comemorações da Semana da Água 2023 na Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba, teve início no hidro território, com adesão total dos municípios já visitados.
A primeira cidade contemplada foi Catas Altas, quando uma comitiva, formada pelos jornalista Geraldo Magela Gonçalves Dindão, editor do Tribuna do Piracicaba – A Voz do Rio, Paula Magali da Agência Prefácio e pelo presidente do CBH Doce, Flamínio Guerra, foi recebida pelo prefeito Saulo Morais, pela controladora interna Thaís Lana Motta e pelo coordenador de meio ambiente Matheus Nazareth.
Alinhamentos
Na oportunidade os membros apresentaram todos os detalhes dessa segunda fase do trabalho, recebendo o total apoio do chefe do executivo catasaltense, cuja cidade é um berçário de águas.
Da mesma forma, em seguida, a comitiva seguiu para Mariana, onde também na sede do executivo municipal da cidade, representantes do município, juntamente com o prefeito Edson Agostinho de Castro Carneiro e a secretária de meio ambiente Denise Almeida, receberam as propostas para a realização do “Seminário das Águas” na cidade e conheceram a segunda fase do projeto, abraçando também a causa.
Lançamento
Em Ouro Preto, local onde acontecerá o evento de lançamento da expedição, o secretário municipal de meio ambiente, Francisco de Assis Gonzaga, juntamente com a secretária de educação Déborah Etrusco e os staf´s das secretarias, participaram de uma produtiva reunião junto à comitiva, quando ficaram acertados data ficando o dia 18 de março, o horário, às 15 horas e o local, sendo o anexo do Museu da Inconfidência na Praça Tiradentes o ponto escolhido para sediar o evento.
Nessa terça-feira a comitiva segue para Santa Bárbara, Barão de Cocais e continua descendo a bacia.
Fase 2 – Diagnóstico
Após a Fase 1 da Expedição Piracicaba Pela Vida do Rio, que ocorreu entre os dias 26 de maio a 5 de junho de 2019 e coletou material para análise nas 21 cidades, a coordenação do projeto prepara mais uma vez para percorrer a Bacia e apresentar os resultados desse trabalho promovido pelo Tribuna do Piracicaba – A Voz do Rio e o CBH Piracicaba.
O trabalho técnico científico realizado sob a coordenação da UNIFEI / PROFÁGUA – ANA ainda com apoio da UFOP Ouro Preto, do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN) de Belo Horizonte e SAAE de Itabira, se apresenta como o mais elaborado diagnóstico sobre as condições hídricas da bacia já realizado.
Esse trabalho, que foi possível graças aos pioneiros que desenvolveram pesquisas semelhantes, como o nosso antecessor e conselheiro, engenheiro ambiental Cláudio Bueno Guerra, nos dará uma visão real de quão impactados estão nossos rios e nos indicará qual melhor “remédio” para revitalização de toda bacia.
Seminários das Águas
De posse do diagnóstico da bacia, será apresentado às cidades quais problemas pontuais afetam a qualidade e a queda no volume das águas – quais setores responsáveis por cada situação e diante essa exposição convidar a todos os envolvidos a buscarem juntos soluções para mudar o atual quadro.
Todo esse debate acontecerá durante a realização dos “Seminários das Águas”, que acontecerão nas cidades que compõem a bacia.
Concluindo a pré mobilização a coordenação estará divulgando todo o programa e cronograma dessa nova empreitada.