Rifa sorteará moto 0km para ajudar no tratamento de itabirano vítima de acidente
Por apenas R$0,99, você pode transformar uma vida e ajudar a reconstruir sonhos que foram temporariamente interrompidos
Foi lançada na tarde de ontem (6) a rifa “Guerreiro Lucas”, em prol do itabirano Lucas Jácome, de 23 anos, que desde 2022 vem travando uma batalha de recuperação após ter sido vítima de um grave acidente de moto. A campanha busca arrecadar fundos para uma cirurgia no quadril e as terapias essenciais para a reabilitação do jovem, que ficou sete meses em coma, recobrou a consciência e agora já se comunica por mensagens e consegue movimentar os braços.
Adquirindo cada bilhete da ação por apenas R$0,99, você pode transformar uma vida e ajudar a reconstruir os sonhos que foram temporariamente interrompidos no trágico acidente. Além disso, estará concorrendo a uma moto Honda Biz 2024 0km. Doações também podem ser feitas diretamente para a conta do rapaz, pela chave PIX: [email protected] (Banco itaú).
Clique aqui para comprar seus bilhetes
O lançamento da campanha contou com o apoio e divulgação de influenciadoras digitais itabiranas e foi realizado na empresa Tiodoro Motos Honda, que custeou metade do valor do veículo.
Érico Vinícius Moura, sócio-proprietário da Gráfica VIP, foi quem teve a ideia de promover a rifa em benefício do garoto. Em seu aniversário – comemorado no mês de abril – ele pediu que, ao invés de presentes, seus convidados fizessem doações para o tratamento de Lucas. Em uma conversa com Edmundo Filho, proprietário da Tiodoro Motos, a ideia se expandiu para sortear uma moto.
“Foi muito fácil, meu aniversário foi em um sábado e já na segunda-feira a gente estava com a moto paga”, explica Érico. Metade do valor do veículo foi custeado pela Tiodoro Motos, e o restante foi bancado com apoio das empresas Gráfica Vip, Silzan Locadora de Veículos, Conquista Atacadista, Precato, Pulse Casa Fit, Dominante Calçados, Magnífico Carnes, TransCastor, Agroduarte, Expansão imóveis e Supermercado Nova Europa.
“A história do Lucas mexeu muito comigo. Tenho certeza que vamos arrecadar o valor que ele precisa pra fazer as cirurgias dele e ter uma qualidade de vida melhor”, comenta Edmundo.
Ver essa foto no Instagram
O acidente
Com apenas uma semana desde a compra de sua moto, ele decidiu treinar no clube local em Itabira, buscando ganhar confiança nas ruas. Infelizmente, um acidente trágico aconteceu quando perdeu o controle e colidiu com um poste, ficando preso entre ele e um guard-rail.
A situação crítica exigiu intervenção imediata dos paramédicos, que o entubaram antes de transferi-lo para o Hospital João XXIII, em Belo Horizonte. Diagnosticado com uma lesão axional Difusa (LAD grau III), os médicos alertaram para a possibilidade de morte encefálica. Durante sua internação ele teve diversas infecções e desenvolveu hiperatividade simpática, dificultando drasticamente o seu tratamento.
Contra todas as expectativas, Lucas resistiu. Após sete meses em coma, em 8 de fevereiro de 2023 – dia de seu aniversário -, ele recebeu alta hospitalar, retornando para casa. Apesar dos desafios, Lucas demonstrou uma incrível resiliência. Inicialmente incapaz de se mover, comunicar ou alimentar, ele surpreendeu a todos ao recuperar a consciência, retirar a traqueostomia e iniciar um progresso notável. O jovem já se comunica por mensagens, movimenta os braços e está treinando a alimentação oral.
No entanto, a família tem enfrentado novos desafios. Uma fratura no quadril foi descoberta, exigindo uma cirurgia. Sem plano de saúde, todas as terapias (fonoaudiologia, fisioterapia e terapia ocupacional) precisam ser realizadas em casa de forma particular, pois Lucas não consegue se locomover para o centro de reabilitação da cidade. Agora, o sonho do jovem é retomar sua mobilidade e fala.