Quinteto Tempos cativa público no teatro da FCCDA
Repertório fez homenagem a compositores brasileiros e argentinos
A noite dessa sexta-feira, 24, foi marcante para o público que compareceu ao teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) para acompanhar a apresentação de Rufo Herrera – Quinteto Tempos. O evento fez parte das comemorações pelo centenário da Universidade Federal de Itajubá (Unifei).
Criado em 1992, o grupo tem como integrantes o renomado instrumentista e compositor argentino Rufo Herrera (bandoneón), Eduardo Campos (percussão), Gleidson Araújo (violão), Antônio Viola (violoncelo) e Fernando Santos (contrabaixo acústico).
O repertório fez homenagem a compositores brasileiros (como Villa-Lobos, Milton Nascimento, Marco Antônio Guimarães e Hermeto Pascoal) e argentinos (Piazzola, por exemplo). Houve interação com o público, que pôde acompanhar algumas músicas com palmas ritmadas.
Rufo Herrera também fez a apresentação solo de um arranjo composto por ele. Antes, explicou que o bandoneón era utilizado na Alemanha para substituir os órgãos nas igrejas. Ao chegar à Argentina, passou a ser utilizado nas composições de tango.
Durante a apresentação, o violonista Gleidson Araújo contou que essa foi a primeira apresentação do quinteto após dois anos de suspensão das atividades (2011-2013), período em que os integrantes dedicaram-se a outros projetos musicais.