Maurício Tizumba vem a Itabira para espetáculo comemorativo à Abolição da Escravatura
Durante todo o espetáculo não faltam cantos, danças, cortejo, referência a cavalgadas e levantamento de mastros
Em comemoração à Abolição da Escravatura, a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), recebe o espetáculo musical “Galanga, Chico Rei”, com Maurício Tizumba. O teatro musical ocorre neste sábado, 18 de maio, às 20h, no Teatro da FCCDA. Os ingressos já podem ser adquiridos na bilheteria da FCCDA, ao valor de R$5,00.
O espetáculo
“Galanga, Chico Rei” é um musical afro-brasileiro inspirado na história mítica de Chico, o rei de uma tribo do Congo que é trazido como escravo para o Brasil. As composições e textos de Paulo César Pinheiro, a direção de João das Neves e a escolha de Maurício Tizumba como personagem principal, Pai Grande, dão destaque à congada e seu bailado dramático tradicionalmente mineiro.
Durante todo o espetáculo não faltam cantos, danças, cortejo, referência a cavalgadas e levantamento de mastros e muita música. Cenas como a coroação do rei do Congo, mesclam os cultos católicos com os africanos e transformam o palco em uma contação viva da história brasileira, revê as bases da nossa cultura e reafirma as tradições e identidade africanas.
Tizumba afirma que ”do famoso Chico Rei, nossa história oficial não conta muita coisa. Não existem documentos a seu respeito. Mas, a história é verdadeira na medida em que ela representa coisas acontecidas com muitos negros escravos. Este espetáculo resgata o mito pela figura do Pai Grande que conta a história de Chico Rei aos jovens congadeiros, evocando e valorizando a tradição oral para a reconstrução de nossa história”.
Outras informações pelo telefone: (31)3835-2102 ou pelo site www.culturalemitabira.com.br
Confira a programação da Fundação para o mês de maio.