Anglo American e Metabase discutem medidas de prevenção para manter produção ativa em Conceição

Empresa e sindicato fizeram reunião por videoconferência

Anglo American e Metabase discutem medidas de prevenção para manter produção ativa em Conceição
Print da tela da videoconferência com representantes da Anglo American e Sindicato Metabase – Foto: Reprodução

O avanço da pandemia pelo novo coronavírus (Covid-19) e a necessidade de implantar medidas de prevenção para manter a produção ativa da Anglo American em Conceição do Mato Dentro foram o assunto principal de uma reunião com o Sindicato Metabase de Itabira, realizada ontem (24), por videoconferência. De acordo com o presidente da entidade, André Viana, a preocupação é manter a tranquilidade financeira dos trabalhadores. A empresa emprega cerca de 500 itabiranos.

A Anglo American se comprometeu em manter o distanciamento dos funcionários dentro dos ônibus. Para isso, haverá um espaço de dois bancos entre os passageiros. Equipes do setor administrativo e operacional usarão vans diferentes para ir e voltar do trabalho.

Kits de higienização serão distribuídos a todos os trabalhadores. “O kit possui álcool em gel, essencial neste momento já que os funcionários não têm acesso a água e sabão quando estão nas minas”, comentou André Viana. Além disso, será feira a aferição de temperatura das pessoas que necessitam acessar as instalações da empresa.

Nas redes sociais muitos conceicionenses demonstram preocupação com o avanço da Covid-19 e o funcionamento da Anglo American. “Como vai ficar a questão dos colaboradores da anglo que trabalham em regime de turno e necessitam sair de casa para ficar nos pontos? A propósito, os ônibus sempre tem lotação máxima?”, disse um morador.

“Acredito que se ocorresse a nomeação de funcionários presentes na cidade e fixos nas atividades da Anglo tornaria mais fácil o controle e combate ao coronavírus. Se a mineradora emitisse os crachás para que identificar quem são os funcionários presentes evitaria o entra e sai de pessoas de outra localidade no município. Tenho visto atitudes eficazes nesse controle. Porém, o vai vem de pessoas entre cidades, torna um pouco ineficaz a quarentena local. Se erradicado o risco em 20 dias, a chegada de pessoas contaminadas após esse período abre um novo ciclo de controle e combate”, comentou um conceicionense.

O conteúdo continua após o anúncio

Medidas acordadas

Além das medidas de prevenção adotadas no transporte dos funcionários e na entrada da Anglo American, um crédito extra no cartão alimentação será concedido a todos os trabalhadores no próximo dia 31 de março. Segundo o Metabase, este valor não será descontado no futuro.

Desde o dia 19 de março, (19), os empregados administrativos entraram em regime de trabalho remoto (home office). Têm acesso às instalações somente as equipes essenciais à continuidade da operação.

Os empregados que tiverem contato com pessoas que estiveram nas áreas de risco nos últimos 14 dias foram orientados a trabalhar de casa por 14 dias. Em toda a empresa, profissionais com qualquer sintoma de resfriado passam a trabalhar em sistema de home office. Além disso,

Profissionais com 65 anos ou mais, portadores de doenças crônicas, e aqueles que residem com pessoas maiores de 75 anos ou que trabalham nos serviços de urgência médica, também deverão adotar o home office.

As reuniões estão sendo feitas, preferencialmente, por vídeo conferência e outros mecanismos à distância. As viagens internacionais e nacionais estão canceladas, bem como eventos com aglomeração de pessoas. A Anglo American promete manter comunicação contínua com os empregados, com orientações sobre como se proteger da contaminação. Nos refeitórios, estão sendo adotadas medidas de distanciamento entre as pessoas de pelo menos um metro nas filas e mesas.

MAIS NOTÍCIAS