Aplicativo “Alerta de Barragens” é testado durante o simulado de Itabira

Aplicativo é baseado em navegação GPS para smartphones e está disponível para download gratuito. Segundo a empresa, os pontos de melhoria serão considerados para a segunda versão

Aplicativo “Alerta de Barragens” é testado durante o simulado de Itabira

Foi testado durante o primeiro simulado de rompimento de barragem, realizado em Itabira no sábado (17), a primeira versão do aplicativo “Alerta de Barragens”, desenvolvido pela Vale em parceria com a Defesa Civil Estadual. O programa orienta sobre rotas de fuga, pontos de encontro e locais seguros.

O aplicativo é baseado em navegação GPS para smartphones e está disponível para download gratuito no sistema Android e IOS. Segundo a empresa, os pontos de melhoria serão considerados para a segunda versão do aplicativo.

Como funciona

Assim que aberto na tela do celular, o programa identifica a localização da pessoa e indica, caso esteja numa Zona de Autossalvamento (ZAS), qual é a rota de fuga para o ponto de encontro mais próximo.

Caso esteja fora da ZAS, aparece uma mensagem sinalizando que a pessoa está em área segura. Importante destacar que o aplicativo está apto, nesta primeira versão de teste, apenas para o município de Itabira. Clique aqui para baixar!