Câmara de Itabira aprova homenagem ao professor José Antônio Sampaio

Vereadores aprovaram, em primeiro turno, a criação do Dia Municipal Professor José Antônio Sampaio, que presta homenagem ao idealizador do Museu de Itabira

Câmara de Itabira aprova homenagem ao professor José Antônio Sampaio
Foto: Reprodução
O conteúdo continua após o anúncio


Em uma reunião com poucos matérias para discussão e votação, a Câmara Municipal de Itabira aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (4), o Projeto de Lei 23/2021, de autoria do vereador Marcelino Freitas Guedes (PSB), que institui o Dia Municipal Professor José Antônio Sampaio.

O texto é uma homenagem ao professor e historiador José Antônio Sampaio, que se dedicou a pesquisar e estudar a história de Itabira. “Nascido em Santa Maria de Itabira, em 1898, viveu em Itabira por toda a sua vida, vindo a falecer em 1975. (…) Seu interesse em resgatar a memória de Itabira, o levou a idealizar e fundar o Museu Histórico de Itabira, sendo o seu primeiro diretor”, ressaltou Marcelino Guedes na justificativa do projeto de lei.

Museu de Itabira

Na última quinta-feira, 29 de abril, o Museu de Itabira completou 50 anos. Criado em 1971, por meio da Lei Estadual Nº 5.664, como Museu do Ferro, teve, naquele momento, como principais objetivos: pesquisar, recolher, classificar e expor os produtos característicos das jazidas de minério de ferro; e os objetos de valor histórico e artístico que se relacionem com a mineração e a siderurgia.

Ainda de acordo com a Lei 5.664, em seu artigo 2º, o museu deveria ser instalado em um dos casarões históricos do município. Porém, somente em 1993, a entidade foi instalada, definitivamente, na antiga casa de Câmara e Cadeia de Itabira, à praça do Centenário.

Na década 1990, o Museu assumiu um novo conceito sobre sua vocação ao buscar uma identidade mais próxima da história do município. Com isso, o Museu do Ferro se transformou no Museu de Itabira.

Contabilidade

Os vereadores também aprovaram, nesta terça-feira, em primeira discussão e votação, o Projeto de Resolução 12/2021, que aprova os relatórios contábeis da Câmara de Itabira referentes ao mês de março de 2021.

O texto contava com parecer favorável da Comissão de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas da Câmara de Itabira. Na última quinta-feira, o presidente da comissão, Júlio César de Araújo (PTB), o Júlio Contador, afirmou, durante a reunião de comissões, que “os relatórios atendem os requisitos das normas brasileiras de contabilidade e todos os parâmetros legais”.

Segunda votação

Em segunda discussão e votação, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei 19/2021, que altera os requisitos para a nomeação do cargo de diretor do Centro Municipal de Apoio Educacional (Cemae); o Projeto de Lei 20/2021, que reduz de 19 para 11 os membros do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR); e o Projeto de Lei 21/2021, que cria a carteira de identificação do autista.

As propostas, agora, seguem para análise e sanção do prefeito Marco Antônio Lage (PSB).

MAIS NOTÍCIAS