Cemig divulga nota sobre situação em Conceição e outras quatro cidades

Focos de queimadas deixaram moradores sem energia; 50% da rede elétrica afetada já foi restabelecida

Cemig divulga nota sobre situação em Conceição e outras quatro cidades

O abastecimento de energia em cinco cidades de Minas Gerais ficou comprometido, conforme informações da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) de Governador Valadares. Devido a forte queimada que afeta  Minas Gerais, chamas chegaram a atingir torres da companhia e deixaram moradores sem luz.

O desligamento da Linha de Distribuição de 69.000 volts que passa por Conceição do Mato Dentro a Guanhães foi feito na quinta-feira (19), às 18h29. A energia para 50% dos clientes afetados já foram restabelecidas. Em  Conceição do Mato Dentro e Congonhas do Norte,  a interrupção de energia nas sedes municipais permanece, com previsão de retorno no final desta tarde.

Confira a nota na íntegra

A Cemig informa que uma grande queimada, que atingiu a região da Serra da Ferrugem e Serra do Sapo, no Leste de Minas, provocou a interrupção no fornecimento de energia para os municípios de Conceição do Mato Dentro, Congonhas do Norte, Dom Joaquim, Morro do Pilar e Santo Antônio do Rio Abaixo. As chamas atingiram torres da linha de distribuição que atende aos municípios e, no final da noite de quinta-feira (19/9), a queimada chegou a ameaçar a sede municipal de Conceição do Mato Dentro.

Engenheiros, técnicos e eletricistas estão trabalhando desde o início da noite de quinta-feira, de forma ininterrupta, e uma torre já foi reerguida. A completa normalização do sistema está prevista para o final da tarde desta sexta-feira (20/9), devido aos riscos do incêndio, danos causados pelo fogo, pouca visibilidade no local e difícil acesso.

Além de mobilizar cerca de 90 empregados, a Cemig utiliza um helicóptero para transporte de materiais, equipamentos e montagem das estruturas.

O conteúdo continua após o anúncio

Foram acionados três geradores de grande porte para atendimento aos serviços essenciais de Conceição do Mato Dentro e de Congonhas do Norte, amenizando assim os transtornos à população da região.

Ocorrência

O desligamento da Linha de Distribuição de 69.000 volts de Conceição do Mato Dentro a Guanhães ocorreu às 18h29 desta quinta. As sedes municipais de Morro do Pilar e Santo Antônio do Rio Abaixo foram restabelecidas de forma imediata, às 18h42. Às 20h31, também houve o restabelecimento da sede de Dom Joaquim e iniciou-se o restabelecimento parcial de Conceição do Mato Dentro.

No início da manhã desta sexta-feira, a energia para 50% dos clientes afetados já havia sido restabelecida, permanecendo ainda a interrupção de energia nas sedes municipais de Conceição do Mato Dentro (parcial) e Congonhas do Norte.

Equipes da Cemig, com o apoio do Corpo de Bombeiros, se dirigiram imediatamente para o local indicado, porém, devido ao incêndio florestal e ao relevo montanhoso da região, os eletricistas e bombeiros tiveram dificuldade de acessar as torres danificadas. Os trabalhos continuam na manhã desta sexta-feira, para a substituição das torres, inspeção da rede e restabelecimento total dos clientes.

Danos causados por queimadas

Levantamento realizado pela companhia apontou que, apenas no ano passado, mais de 100 mil clientes tiveram o fornecimento de energia afetado por incêndios. Para evitar e minimizar possíveis danos provocados pelo fogo, a Cemig realiza ações preventivas, investindo na limpeza de faixas de servidão, com poda de árvores e arbustos e remoção da vegetação ao redor dos postes e torres. A companhia também realiza inspeções em suas linhas de distribuição e transmissão.

A empresa também lançou, este ano, uma campanha de prevenção de queimadas próximas às linhas de distribuição e transmissão. As ações de conscientização previstas na campanha deste ano – com o tema “Queimadas: você pode evitar” – incluem a divulgação em TV, rádio e redes sociais, anúncios em jornal, outdoors e backbus, além de realização de palestras para a população.

MAIS NOTÍCIAS