Compensação ambiental: MR Mineração planta mais de 25 mil árvores na Fazenda Gandarela

A meta, segundo a empresa, é plantar cerca de 100 mil mudas e os trabalhos serão retomados a partir de outubro, quando começa o período das chuvas

Compensação ambiental: MR Mineração planta mais de 25 mil árvores na Fazenda Gandarela
Foto: Divulgação/MR Mineração

Como forma de compensação florestal e ambiental, a MR Mineração, que atua na Mina do Baú, entre Barão de Cocais e Santa Bárbara, plantou 25.289 mudas de árvores de diversas espécies nativas, em uma área de 94 hectares na Fazenda Gandarela. A meta, segundo a empresa, é plantar cerca de 100 mil mudas e os trabalhos serão retomados a partir de outubro, quando começa o período das chuvas.

“Poucas pessoas sabem desse trabalho que é feito pela mineradora, que é a compensação florestal e minerária, que consiste na regularização fundiária de Unidades de Conservação, recuperação e conservação de áreas três vezes maiores que a área suprimida para instalação da atividade”, afirma Cristiane Brant Veloso Rodrigues, coordenadora de Meio Ambiente da MR Mineração.

O plantio compensatório é feito pela terceirizada JCM Meio Ambiente e Mineração, que para alcançar a meta do primeiro ano, utilizou 70 toneladas de esterco, quatro toneladas de adubo, cinco toneladas de calcário e 75 quilos de hidrogel, um composto que auxilia no desenvolvimento da planta nos períodos de seca. “É um trabalho que se inicia com a coleta, beneficiamento e a seleção de sementes que posteriormente vão para o viveiro da MR”, explicou Cristiane Brant.

O gerente da JCM Meio Ambiente, João Magalhães, enfatizou que contribuir para o plantio é importante para o equilíbrio do sistema ambiental. “O plantio das mudas contribui diretamente na questão ambiental através da recuperação de áreas anteriormente impactadas. Acompanhar o desenvolvimento das mudas até que se transformem em árvores, atraindo novamente a fauna local e conservando a água que é o nosso maior desafio”, comentou.

Ele explica ainda que o plantio se inicia na limpeza, coroamento e abertura das covas, correção do solo e adubação, para que no período chuvoso possa receber as mudas previamente produzidas e aclimatadas no viveiro de mudas da MR Mineração. “Após o plantio, é necessária a manutenção das mudas, adubação de cobertura e controle de pragas nos anos posteriores, até que as plantas possam se desenvolver naturalmente”, destacou João Magalhães.

* Com informações da MR Mineração.

MAIS NOTÍCIAS