Fogo avança e já se aproxima da área urbana de Conceição do Mato Dentro

Labaredas consomem a Serra da Ferrugem desde a quarta-feira

Fogo avança e já se aproxima da área urbana de Conceição do Mato Dentro
Foto: Ariel Branco

O fogo que consome desde a quarta-feira (18) a Serra da Ferrugem avançou e agora já ameaça chegar à área urbana de Conceição do Mato Dentro, distante 164 km de Belo Horizonte, na Região Central de Minas Gerais. A serra fica a apenas 2 km do perímetro urbano.

Fotos compartilhadas nestes dois últimos dias em um dos principais grupos de WhatsApp da cidade retratam a velocidade com que as labaredas têm se aproximado do centro urbano, a ponto de se confundir com a imagem do Santuário de Bom Jesus do Matosinho, a principal igreja do município.

Foto do fogo perto do Santuário 

Nesta tarde, faltou energia em vários bairros de Conceição do Mato Dentro. Segundo informações extraoficiais, os cortes se deram em razão do temor de que as labaredas alcancem as linhas de transmissão de energia, mas, até o momento, a Cemig não divulgou oficialmente nada a respeito.

Procurada pela reportagem, a Polícia Militar de Conceição do Mato Dentro informou que a energia já foi restabelecida em alguns bairros, mas não em todos, e que não poderia precisar o motivo de tantas horas sem luz na cidade.

Segundo a PM, faltou energia também nos municípios vizinhos de Congonhas do Norte, Morro do Pilar, Dom Joaquim e Santo Antônio do Rio Abaixo.

O conteúdo continua após o anúncio

Ainda de acordo com a polícia da cidade, há um outro foco de incêndio queimando uma mata na área da mineradora Anglo American, às margens da MG-010. desde a quarta-feira. Uma área de dezenas de hectares já teria sido devastada pelo fogo.

Em resposta à reportagem do DeFato Online, nesta tarde, o Corpo de Bombeiros de Belo Horizonte, que atende a região, informou que não poderia deslocar equipes para Conceição do Mato Dentro devido ao grande número de chamados na capital.

“Nas cidades metropolitana estamos com um número de incêndios além do normal. A região inteira está pegando fogo. Nos municípios mais distantes, como Conceição do Mato Dentro, a própria Defesa Civil e brigadas de incêndio são treinadas para atuar nestes casos”, disse o capitão Ranier, dos bombeiros de Belo Horizonte.

O capitão destacou ainda que, na maioria das vezes, as ocorrências não são encaminhadas para a corporação. 

“Em casos de incêndio em Conceição, os moradores normalmente acionam a própria Defesa Civil, então acaba que não tomamos conhecimento do número de registros no município”, completou.

 

MAIS NOTÍCIAS