Ipoema: Museu do Tropeiro é reaberto para o público

O Museu do Tropeiro conta com aproximadamente 600 peças que traduzem as características do tropeirismo mineiro

Ipoema: Museu do Tropeiro é reaberto para o público
Foto: Divulgação/Prefeitura de Itabira
O conteúdo continua após o anúncio


A força do turismo e como a atividade pode ser relevante para a diversificação da economia de Itabira foi o tom do discurso do prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage (PSB), durante a reabertura do Museu do Tropeiro, em Ipoema, na noite do último sábado (25). O chefe do Executivo traçou planos para a região dos distritos e reafirmou a pretensão de asfaltar a rodovia que interliga Ipoema e Senhora do Carmo.

O Museu do Tropeiro estava com atividades suspensas desde o início da pandemia. Com a melhora no cenário epidemiológico do município, foi autorizada a retomada. O equipamento cultural conserva relíquias dos viajantes que contribuíram para a história de Minas Gerais.

São aproximadamente 600 peças que traduzem as características do tropeirismo mineiro e alas destinadas a tropeiros de outras regiões. Neste início, as visitações ainda serão limitadas a grupos de dez pessoas, sempre de terça a domingo.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Breno Pires, destacou a importância do Museu enquanto fonte de registro histórico. “O Museu do Tropeiro é uma referência para a Estrada Real e para toda a história que aqui já aconteceu”, declarou.

Também presente à reabertura, o vice-prefeito Marco Antônio Gomes disse que a reabertura do Museu do Tropeiro é simbólica. “Estou muito alegre pela reabertura. É a reabertura de Itabira para o turismo, para Minas e para o Brasil”, comentou.

Ipoema: Museu do Tropeiro é reaberto para o público
Foto: Divulgação/Prefeitura de Itabira

A força do turismo

Natural do distrito de Ipoema, o prefeito Marco Antônio Lage fez questão de manifestar a satisfação de estar “em casa” para a retomada do Museu do Tropeiro. “Um dos melhores equipamentos turísticos de Itabira, em melhor estado de conservação. Claro que ainda há muito o que ser feito para desenvolver e melhorar ainda mais, mas estamos no caminho certo”, disse.

Em seu discurso, o chefe do Executivo afirmou que a atividade turística será um dos pilares para o desenvolvimento econômico de Itabira no pós-mineração. Marco Antônio citou a influência de Carlos Drummond de Andrade, mas elencou também o potencial das belezas naturais dos distritos de Ipoema e Senhora do Carmo.

“É por isso que tenho insistido tanto na necessidade do asfaltamento entre os dois distritos. Nós vamos fazer. Será uma estrada especial, mais ampla, justamente para impulsionar a atividade turística. Não é só colocar asfalto. É um símbolo de desenvolvimento e de geração de emprego”, enfatizou Marco Antônio.

O prefeito ainda disse que quer um maior envolvimento da comunidade com o Museu do Tropeiro, sobretudo das escolas. “Precisamos dessa integração. Um equipamento como este só tem sentido se ele participa do enriquecimento cultural da comunidade”, finalizou.

Ipoema: Museu do Tropeiro é reaberto para o público
Prefeito Marco Antônio Lage discursou durante a reabertura do Museu de Itabira e destacou a importância da cultura e turismo para o desenvolvimento de Itabira. – Foto: Divulgação/Prefeitura de Itabira

Mais atividades

As reaberturas do Museu do Tropeiro e a do Museu de Itabira, realizada na última sexta-feira, integram a programação da 8ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais e da 15ª Semana Primavera de Museus. Com o tema “Itabira minha melhor amiga: turismo cultural transforma nosso olhar”, as atrações seguem até o dia 30 de setembro. A programação completa pode ser conferida clicando aqui.

* Com informações da Prefeitura de Itabira.

MAIS NOTÍCIAS