Itabira: Casa de Apoio funcionará na rua Célio de Castro, em Belo Horizonte

Após insistente cobrança do vereador Sidney do Salão, a Prefeitura de Itabira informou o endereço em que funcionará a unidade na capital mineira

Itabira: Casa de Apoio funcionará na rua Célio de Castro, em Belo Horizonte
Sidney do Salão cobrou, de maneira recorrente, a divulgação do endereço da Casa de Apoio em BH. – Foto: Gustavo Linhares/DeFato
O conteúdo continua após o anúncio


O endereço da Casa de Apoio aos pacientes itabiranos em Belo Horizonte finalmente foi divulgado. De acordo com um ofício enviado pelo prefeito Marco Antônio Lage (PSB) à Câmara Municipal de Itabira — e lido durante a reunião ordinária da semana passada — a unidade funcionará na Pousada Piauí, localizada na rua Célio de Castro, 757, 2º andar, no bairro Floresta. O logradouro da unidade foi informado após insistente cobrança do vereador Sidney Marques Vitalino Guimarães “do Salão” (PTB).

No documento, o prefeito explicou o processo licitatório que definiu a empresa responsável pela unidade na capital mineira. “Referente à Casa de Apoio, informamos que no dia 5 de outubro de 2021 foi realizado o pregão eletrônico, sendo a primeira empresa desclassificada por motivos de irregularidades no estabelecimento”, diz trecho do ofício. “Após visita à segunda classificada, realizada no dia 14 de outubro, pela equipe médica da Secretaria Municipal de Saúde, o processo foi homologado, no dia 18 de outubro, sendo a empresa vencedora a Pousada Piauí, situada na rua Célio de Castro, 757, 2º andar, no bairro Floresta.

Logo após a leitura do ofício, o oposicionista Neidson Dias Freitas (MDB) questionou: “vai passar a funcionar a partir de qual dia?”. Sem apresentar uma data de quando entra em operação a unidade, o líder de governo na Câmara, Júber Madeira (PSDB), argumentou que o documento enviado ao Legislativo mostra o compromisso do Executivo em desenvolver políticas públicas que beneficiem o itabirano.

“Esse documento oficializa o compromisso do prefeito municipal com a população de Itabira, sobretudo a mais carente, que necessariamente vai até Belo Horizonte para suas consultas e exames rotineiramente. Um compromisso feito durante a campanha e entregue nos primeiros dez meses de governo. Política séria, um compromisso público firmado e entregue, que beneficiará milhares de itabiranos que dependem, infelizmente, de trafegar até Belo Horizonte para consultas e exames. Essa é uma importante conquista: a implantação de uma política pública que deixou de existir em Itabira nos últimos seis anos”, ressaltou Júber Madeira.

Neidson Freitas chegou a parabenizar o governo municipal pelo retorno da Casa de Apoio, mas voltou a criticar o fato de o governo municipal realizar anúncios antes de colocar o serviço para funcionar.

“Deixa eu fazer justiça ao prefeito Marco Antônio Lage. Quero parabenizar o prefeito pela oportunidade de investir novamente na Casa de Apoio. A Câmara, em momento algum, desconfiou da ação dele e de que ele não faria. O líder de governo disse que é ‘mais uma conquista entregue pelo prefeito em dez meses’, mas ainda não entregou, vamos ter calma”, avaliou.

O embate entre oposição e situação foi interrompido pelo presidente da Câmara de Itabira, Weverton Leandro Santos Andrade “Vetão” (PSB). Ele destacou que a discussão não estava aberta e que o documento apenas havia sido lido para conhecimento dos vereadores.

Entenda

Durante sucessivas reuniões ordinárias, o vereador Sidney do Salão cobrou em plenário que fosse apresentado o endereço da Casa de Apoio em Belo Horizonte. Os questionamentos foram motivados por falas do prefeito Marco Antônio Lage e por peças publicitárias que davam a entender que a unidade já estava em funcionamento.

No dia 22 de setembro, o petebista aprovou, por unanimidade, um requerimento dando o prazo de dez dias para que o Executivo informasse esse endereço — solicitação que só foi atendida na última terça-feira, 19 de outubro. Durante todo em que essas cobranças foram feitas, Júber Madeira argumentou que os processos licitatórios podem ser morosos e que as informações seriam divulgadas assim que o pregão eletrônico fosse encerrado.

“Lembrando que a Casa de Apoio não voltou a funcionar, como ele falou em propaganda. Mas estou satisfeito em saber que ela voltará [a operar], pois será muito importante para os itabiranos que precisam dela. E ainda bem que cobramos tantas vezes, pois, talvez, se não tivéssemos insistido, ela nunca teria aparecido”, avaliou Sidney do Salão na sessão plenária da última semana.

Transmissão ao vivo

Quer acompanhar o que acontece na Câmara Municipal de Itabira? O portal DeFato transmite, ao vivo, todas as terças-feiras, a partir das 18h, as reuniões ordinárias do Legislativo. As transmissões são realizadas pelo canal da DeFato no YouTube. Para assistir, basta clicar nesse link!

cassino criptomoedas