Itabirano Talmo Oliveira encara novo desafio no vôlei da Arábia Saudita

Treinador assumiu o Al-Hilal em setembro deste ano e já possui um título

Itabirano Talmo Oliveira encara novo desafio no vôlei da Arábia Saudita
Foto: Talmo Oliveira/Arquivo Pessoal
O conteúdo continua após o anúncio


Campeão olímpico, como atleta, e treinador de vôlei desde 2007 , Talmo Oliveira está encarando um novo e ousado desafio desde setembro. O itabirano está à frente do time de volei Al-Hilal, clube desportivo da Arábia Saudita. Entre os vários pontos altos da sua carreira, o ex-levantador esteve no plantel da seleção brasileira, campeã olímpica pela primeira vez, em 1992.

Com passagens pelo Sada Cruzeiro, Sesi-SP e o Olympico Club, de Belo Horizonte, Talmo Oliveira, enfrenta, talvez, seu maior desafio em 13 anos. Segundo ele, a oportunidade surgiu a partir de outra atividade paralela, centrada no mundo acadêmico. Ele explica como começou a história.

“Eu tenho uma plataforma online de esportes (Universidade de Esportes) e criei um curso de inglês específico e prático para treinadores e atletas. A partir desse curso, me interessei em criar novos desafios em minha carreira de treinador e recebi um convite para trabalhar na Arábia Saudita. Pensei junto com a família e eles me apoiaram demais nessa decisão”, comenta.

Talmo Oliveira
Talmo Oliveira e o fisioterapeuta do seu novo clube. Foto: Talmo Oliveira/Arquivo Pessoal

Se adaptando bem ao novo país, como ele mesmo assegura, Talmo levou consigo seu auxiliar técnico, Paschoal Martins, e espera receber sua família em dezembro. O treinador tem até se arriscado no idioma local e faz elogios à estrutura do Al-Hilal.

“O clube é muito bom, com instalações de muita qualidade para a prática esportiva, bem como a academia de treinamento e toda estrutura de reabilitação dos atletas. Também posso citar os bons profissionais que trabalham com a equipe e que, certamente, auxiliam demais no treinamento”, destaca.

Mais um título para a conta

Mesmo com pouco tempo no Oriente Médio, o itabirano já tem um título na bagagem, a Elite Cup. Talmo encara a taça como uma motivação a mais em seu trabalho. “Foi uma grande conquista, estou aproveitando para focar no meu trabalho dentro das quadras e na preparação da equipe para os próximos campeonatos. Treinamos todos os dias e isso me deixa mais motivado para buscar o melhor rendimento do time”, celebra.

Talmo Oliveira
O primeiro título da jornada internacional de Talmo foi o da Elite Cup. Foto: Arquivo Pessoal

Comparado ao brasileiro, o vôlei saudita ainda está alguns patamares abaixo, de acordo com o treinador. Ele ressalta que a principal diferença está no nível de profissionalismo alcançado nos dois países, já que na Arábia Saudita tudo ainda é muito novo. Sendo assim, Talmo Oliveira espera fazer sua parte na evolução do esporte local.

“Confesso que não me preocupo com o futuro. Me dedico a fazer meu melhor a cada dia, com minha equipe, família e amigos. Procuro entregar tudo que está ao meu alcance na transformação das pessoas que estão à minha volta. Isso pra mim é como se eu estivesse plantando uma semente, que dará seu fruto no momento oportuno”, conclui.

cassino criptomoedas