Marco Antônio Lage promete iniciar asfaltamento da estrada entre Ipoema e Carmo em 2022

O prefeito também falou sobre outros projetos para a região do Carmo, como a reforma da Capela de São José e o saneamento básico de comunidades rurais

Marco Antônio Lage promete iniciar asfaltamento da estrada entre Ipoema e Carmo em 2022
Foto: Divulgação/Prefeitura de Itabira
O conteúdo continua após o anúncio


O prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage (PSB), afirmou que iniciará o asfaltamento da estrada que liga os distritos de Ipoema e Senhora do Carmo em 2022. O anúncio foi feito na última quinta-feira durante a edição do programa Governo dos Bairros, que aconteceu no Carmo. Na ocasião, o chefe do executivo também falou sobre outros projetos que beneficiarão a região, além de entregar a reforma do Centro de Tradições.

Marco Antônio Lage disse que a Prefeitura de Itabira trabalha uma parceria com a Vale para utilizar o rejeito de minério para a pavimentação de vias, além disso, afirmou que também busca recursos para que as obras sejam licitadas e iniciadas já no próximo ano. Ainda segundo o prefeito, a rodovia pode impulsionar o turismo e, ao mesmo tempo, resguardar as tradições dos distritos.

“Estamos com um programa importantíssimo de conservação das estradas rurais. Itabira tem 2.400 km de estrada de terra e não é fácil. Estamos iniciando um programa com a Vale de aproveitar o rejeito de minério para a pavimentação. Então vamos desenvolver um tecnologia de conservação de estrada que vai melhorar para todo mundo. E o que é mais importante, uma obra que acho fundamental para Senhora do Carmo e um compromisso de campanha nosso, anuncio a confirmação de que iniciar no próximo [o asfaltamento] da estrada que liga Senhora do Carmo a Ipoema”, assegurou Marco Antônio Lage.

Outros projetos

A reforma completa do Centro de Tradições foi entregue à comunidade do distrito de Senhora do Carmo. O espaço passou por ampla revitalização e teve uma área anexa construída. A missão agora, segundo o prefeito Marco Antônio Lage, é garantir que a estrutura possa ser utilizada para reforçar as vocações do distrito.

“O primeiro passo foi a reforma do Centro de Tradições, esse espaço belíssimo, grande e com boa estrutura, mas que, desde a inauguração, nunca foi aproveitado dentro do potencial que possui. A comunidade do Carmo é marcada pela história, pela religiosidade e por uma tradição cultural muito forte. O Centro de Tradições deve ser o espaço que dá visibilidade a essas manifestações. É um compromisso nosso fazer com que essa estrutura pulse daqui para frente”, disse o prefeito.

A entrega foi marcada pelo descerramento da placa de inauguração das obras. O prefeito Marco Antônio esteve acompanhado do vice Marco Antônio Gomes (PL), do secretário José Maciel Paiva, do presidente da Câmara, Weverton Andrade “Vetão” (PSB), e do administrador do distrito de Senhora do Carmo, Virgílio Gazire Filho.

Ainda durante a cerimônia, o prefeito Marco Antônio Lage fez anúncios importantes para a comunidade do Carmo. Primeiro, assinou a Ordem de Serviço para reforma completa da Capela de São José, no povoado de Serra dos Alves. As obras serão executadas pela Construtora Silva e Souza Ltda – EPP, ao preço de R$ 267,4 mil.

Depois, o prefeito comentou sobre o Termo de Cooperação assinado com os comitês de bacia hidrográfica (CBH) dos rios Doce e Piracicaba. O valor de R$ 271,8 mil será repassado ao município para elaboração dos projetos básico e executivo de saneamento em comunidades, incluindo todo o distrito de Senhora do Carmo. “Hoje não temos uma estação de tratamento de esgoto aqui no distrito. Todo o material é jogado nas águas. E se queremos que o Carmo se desenvolva, temos que cuidar da dignidade dos moradores e do meio ambiente”, disse Marco Antônio Lage.

* Com informações da Prefeitura de Itabira.

MAIS NOTÍCIAS