Metabase estima injeção milionária na economia local com benefícios a trabalhadores e aposentados

PLRs da Vale e da Anglo American e superávit da Valia animam a direção da entidade sindical

Metabase estima injeção milionária na economia local com benefícios a trabalhadores e aposentados
Metabase espera PLR “condizente” da Vale em 2020 – Foto: Acom/Metabase

O primeiro trimestre de 2020 deverá receber forte injeção na economia de Itabira. É o que estima a direção do Sindicato Metabase ao elencar benefícios que serão pagos a trabalhadores da Vale e da Anglo American e aos aposentados da Valia. Segundo o presidente André Viana, as cifras podem chegar a até R$ 80 milhões, valor que leva em consideração os pagamentos por lucros e resultados (PLR) das mineradoras e o superávit da entidade gestora das aposentadorias.

Sobre a Valia, o quantitativo de 10,1 suplementações foi anunciado no fim de janeiro pela liderança do Metabase. Segundo André Viana, as informações iniciais eram de que o pagamento não passaria de sete suplementações, mas a briga de todo o grupo interessado em Itabira fez com que os valores subissem consideravelmente. Somente com o superávit, calcula o presidente, o montante a ser pago pode chegar a R$ 30 milhões. Serão 12 mil beneficiados em Itabira, entre aposentados e pensionistas da Vale.

Agora, o pagamento depende apenas da aprovação do Conselho Deliberativo da Valia, o que André acredita que não será um problema. “Não creio que o conselho irá indeferir, afinal, nunca aconteceu isso. Ele não irá desabonar os milhares de aposentados e pensionistas”, afirmou.

metabase-estima-injecao-milionaria-na-economia-local-com-beneficios-a-trabalhadores-e-aposentados (2)
Metabase integrou grupo que discutiu o superávit da Valia – Foto: Acom/Metabase

Maior da história

O conteúdo continua após o anúncio

Na Anglo American, a expectativa é pelo pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). O índice de 4,08 salários, a ser pago em março, é considerado o maior da história. Apesar de a operação da mineradora estar concentrada em Conceição do Mato Dentro, o Metabase calcula que pelos menos 500 itabiranos atuem na empresa. Com número tão elevado, parte desse dinheiro também poderá circular em Itabira.

“Desde o início da nossa gestão mantivemos o foco em ganho real nos salários dos trabalhadores, mas não deixamos de batalhar pelo ganho em renda variável, ou seja, na PLR. As reuniões constantes com os dirigentes da empresa e as assembleias com os trabalhadores possibilitaram esse recorde no pagamento deste benefício. Toda a diretoria sente-se ‘com a alma lavada’ já que os trabalhadores da Anglo sempre mereceram por causa da qualidade dos trabalhos desempenhados. Estamos felizes, não pelo valor da PLR que poderia ser maior, mas por alcançar o maior valor já pago pela empresa”, disse André Viana.

metabase-estima-injecao-milionaria-na-economia-local-com-beneficios-a-trabalhadores-e-aposentados
Funcionários da Anglo American receberão PLR de 4 salários – Foto: Acom/Metabase

Na Vale

O sindicalista e vereador ressalta que o valor da PLR dos trabalhadores da Vale ainda não foi definido, mas o pagamento está previsto para dia 1º de março. “A empresa veio com um ‘papinho’ de que o nosso modelo atual de PLR aos olhos da sua diretoria executiva é agressivo. Realmente achamos esse modelo agressivo, porém, ao trabalhador. São eles que produzem, fazem acontecer. Trabalham muito, durante 12 meses, com cobranças e pressões dos gerentes para receberem uma PLR que sempre é uma incógnita”, criticou.

Ainda de acordo com André, espera-se uma PLR “condizente” com a atual realidade.

MAIS NOTÍCIAS