Metabase quer 10% de aumento salarial para trabalhadores da Anglo American

Discussões sobre acordo coletivo entre as duas partes tiveram início neste mês de outubro

Metabase quer 10% de aumento salarial para trabalhadores da Anglo American
Metabase e Anglo American discutem acordo coletivo – Foto: Divulgação

O Sindicato Metabase de Itabira e Região reivindica 10% de reajuste salarial para os trabalhadores da Anglo American, em Conceição do Mato Dentro. As discussões em torno do acordo coletivo tiveram início no último dia 9 e tiveram nova etapa nesta segunda-feira (21). Uma nova reunião está agendada para o fim do mês.

De acordo com o presidente do Metabase, André Viana, os trabalhadores da Anglo American não receberam reajuste real nos últimos anos. Do índice requerido pelo sindicato, 5% seriam de recomposição e outros 5% de ganho real.

André afirma que conseguir o reajuste será a grande luta de sua equipe nas negociações com a Anglo American. Ele cita que a pauta do sindicato foi montada pelos próprios trabalhadores e que a questão salarial foi a mais citada pelos funcionários da mineradora.

“Os trabalhadores votaram entre 13 propostas, por ordem de importância. Em primeiro lugar ficou reajuste salarial, seguido por melhorias no cartão-alimentação, plano de carreiras e sucessões, maior abrangência no plano de saúde e prêmio por produtividade”, comentou o sindicalista.

O conteúdo continua após o anúncio

No ano passado, a Anglo American estava com as operações suspensas, o que impediu um bom acordo para os trabalhadores. O próprio André Viana afirmou, na época, que a situação da empresa era um obstáculo para grandes resultados. Agora, com a produção retomada, a expectativa do Metabase é de avanços nas pautas prioritárias.

“Diferente do ano passado, quando assumimos o Metabase e sequer tinha uma pauta formada pela gestão anterior, este ano decidimos colocar a democracia em prática e deixar para o maior interessado decidir. Ou seja, o trabalhador”, comentou o sindicalista. De acordo com André, foram distribuídos 1,4 mil boletins aos funcionários e 800 responderam com as principais reivindicações.

“Ficamos surpresos com a participação da turma na votação. A quantidade de boletins devolvidos superou as expectativas. Essa participação aumenta a nossa responsabilidade, pois demonstra o interesse daqueles trabalhadores nesta discussão do ACT”, finalizou o presidente.

A próxima reunião entre Metabase e Anglo American acontece em Belo Horizonte. Dependendo do andamento das conversas, o sindicato poderá já convocar assembleia para deliberação dos trabalhadores.

MAIS NOTÍCIAS