Obra promete tratar mais de 90% do esgoto de Itabira

Autarquia fará túneis sob ferrovia para interligar redes da cidade

Obra promete tratar mais de 90% do esgoto de Itabira
Foto: Acom PMI
O conteúdo continua após o anúncio


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira deverá investir até o fim do ano R$ 800 mil na ampliação do tratamento de esgoto no município. Segundo a autarquia, para tratar mais de 90% do esgoto é necessário interligar as redes de saneamento, separadas pela ferrovia em toda a cidade. Uma obra para esse fim teve início na quarta-feira, 2 de maio, no bairro Gianetti.

O serviço será executado por meio de túneis. Serão feitas pequenas perfurações, no total de 10 travessias começando pela região do Gianetti. Até a outubro, as obras serão executadas também nos bairros Colina da Praia, São Bento, Amazonas, São Marcos, Major Lage, Vila Santa Rosa, São Geraldo, São Cristóvão e Juca Rosa.

Depois de finalizados os túneis, o Saae executará outros serviços, em ambos os lados da ferrovia, para a conclusão da obra. “Então, Itabira terá um tratamento de esgoto, que hoje é de 44%, próximo a 92%”, estima o diretor-presidente do Saae, Leonardo Lopes.

Preventivo

Com o objetivo de diminuir os rompimentos das tubulações, o Saae investiu no último mês, cerca de R$ 100 mil na compra de 10 válvulas de redução de pressão. Três peças já foram instaladas nos bairros Juca Batista, Esplanada da Estação (rotatória da avenida Mauro Ribeiro com rua Prefeito Virgilino Quintão) e Ribeira de Baixo. Outras unidades serão colocadas, em breve, no bairro Praia e na rua das Margaridas.

Com isso, a pressão será reduzida nos canos para evitar estragos.

cassino criptomoedas