OMS critica “vasto déficit global” de recursos para combater o coronavírus

Ele disse que a OMS tem 10% do financiamento de bilhões de dólares exigido

Há um “vasto déficit global” entre os recursos necessários para enfrentar a pandemia de coronavírus e o montante comprometido. Esta afirmação é do chefe da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus,. Segundo ele, a OMS tem apenas 10% do que precisa.

“Os próximos três meses serão uma janela de oportunidade crucial para intensificar o impacto global do Acelerador ACT (iniciativa internacional para a produção de vacinas)”, disse Tedros, em entrevista coletiva em Genebra, se referindo à iniciativa “Acesso às Ferramentas da Covid-19”.

“No entanto, para aproveitar esta janela, precisamos ampliar fundamentalmente a maneira como estamos financiando o Acelerador ACT e dar prioridade ao uso de novas ferramentas. Há um vasto déficit global entre nossas ambições para o Acelerador ACT e a quantidade de recursos comprometidos.”

Ele disse que a OMS tem apenas 10% do financiamento de bilhões de dólares exigido. “Apenas para as vacinas, mais de 100 bilhões de dólares serão necessários”, disse Tedros. “Parece muito dinheiro e realmente é”, completou. Ainda sobre o assunto, ele afirma ver alguns sinais de esperança. “Nunca é tarde demais para dar uma reviravolta na pandemia”, afirmou Tedros.