Oncologia do Nossa Senhora das Dores será tema de reunião nesta semana

Prestação de contas da seção é aguardada pelo Conselho de Saúde

Oncologia do Nossa Senhora das Dores será tema de reunião nesta semana
O conteúdo continua após o anúncio


O Conselho Municipal de Saúde se reunirá na próxima quarta-feira, 7 de março, para discutir o serviço de oncologia do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) em Itabira. A reunião está prevista para às 16h, em local a confirmar. Na ocasião, haverá uma prestação de contas, que abordará diversas questões relativas ao atendimento oncológico na cidade.

Dentre as informações, serão repassados dados sobre a demanda reprimida no município, o número de pacientes na fila aguardando atendimentos, além do aporte financeiro para a equipe médica e quais as iniciativas e planos de ações para melhoria do setor como um todo.

Segundo informou o presidente do conselho, Paulo Henrique Rodrigues da Silva, Itabira está tendo expressiva demanda de pacientes oncológicos. Ele argumentou que o conselho, como órgão de controle social, pretende fazer a fiscalização desses serviços prestados pela unidade de saúde. “A nossa preocupação é porque o serviço de oncologia é de extrema importância para a microrregião que compõe 13 municípios e o serviço veio para Itabira. Nós queremos manter esse serviço”, declarou. 

Paulo Henrique frisou que não somente o Conselho de Saúde está fazendo o controle e a fiscalização, mas também o Ministério Público, que tem demonstrado interesse em saber como são desenvolvidas as ações na oncologia.

Há pouco mais de um ano, Itabira foi credenciada para a prestação do serviço na área, mas, a abertura da oncologia na cidade já é uma antiga reivindicação do HNSD.

Outra pauta

Outro assunto que será trazido à pauta é a apresentação da Ouvidoria Municipal de Saúde, criada em 2008, e que representa um canal de comunicação entre a população, a gestão e a Secretaria de Saúde.

São recebidas aproximadamente 400 demandas por mês, entre reclamações, elogios e sugestões, tanto no local, como por telefone.

A Ouvidoria tem o papel de informar ao usuário quais são os passos e os canais para resolução dos problemas relacionados à saúde no município. O conselheiro alega que o itabirano tem dificuldade de saber onde buscar informações, denunciar, elogiar ou reclamar.

No encontro, a comunidade conhecerá toda a equipe do setor e quais são os aspectos legais que a Ouvidoria se utiliza para tratar as demandas.

A Ouvidoria Municipal funciona na sede da Secretaria Municipal de Saúde, à Rua Jacutinga, 15, Campestre. Telefone: (31) 3839-2610

cassino criptomoedas