Pfizer anuncia que vacina contra Covid-19 é segura para crianças de 5 a 11 anos

Empresa diz que pretende pedir autorização para uso em crianças desta faixa etária nos Estados Unidos

Pfizer anuncia que vacina contra Covid-19 é segura para crianças de 5 a 11 anos
Foto: Dado Ruvic/Reuters

As empresas Pfizer e BioNTech anunciaram, nesta segunda-feira (20), que a vacina contra a Covid-19 desenvolvida por elas é segura e induziu uma resposta imune “robusta” em crianças de 5 a 11 anos.

Os dados anunciados pelas empresas são de testes de fases II e II e mostram que a vacina gerou uma resposta imune em crianças desta faixa etária. O ensaio clínico correspondeu ao que eles tinham observado anteriormente em adolescentes e jovens adultos de 16 a 25 anos.

A vacina da Pfizer/BioNTech já está autorizada para imunização de crianças com até 12 anos em muitos países, inclusive o Brasil.

Estados Unidos

O número de internações e mortes por Covid-19 nos Estados Unidos disparou nos últimos meses por conta da variante delta, altamente contagiosa. Casos registrados em crianças também cresceram, considerando o fato de que crianças menores que 12 anos ainda não foram vacinadas.

Por isso, após anúncio dos testes, a Pfizer quer agilizar a regulamentação da imunização desta faixa etária nos Estados Unidos. “Os resultados desse teste fornecem uma fundação sólida para buscar autorização de nossa vacina para crianças de entre 5 e 11 anos, e planejamos entregar o pedido à FDA (agência reguladora dos EUA) e outros reguladores com urgência”, disse o presidente-executivo da Pfizer, Albert Bourla.

O presidente-executivo também ressaltou sobre os números preocupantes nos Estados Unidos. “Desde julho, casos pediátricos de Covid-19 aumentaram em cerca de 240% nos Estados Unidos –enfatizando a necessidade de saúde pública de vacinação”, disse Albert Bourla, em comunicado à imprensa.

 

MAIS NOTÍCIAS