Presidente da Câmara, Vetão, cobra SAAE sobre a falta de água

Vetão também oficializou junto ao líder de governo no Legislativo, Juber Madeira, um convite para que o presidente do SAAE, José Antônio Lopes, compareça à Câmara de Itabira

Presidente da Câmara, Vetão, cobra SAAE sobre a falta de água
Foto: Filipe Augusto/Ascom CMI
O conteúdo continua após o anúncio


Presidente da Câmara de Itabira e correligionário do prefeito Marco Antônio Lage (PSB), o vereador Weverton Leandro Santos Andrade “Vetão” cobrou um posicionamento da Prefeitura de Itabira e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) sobre a falta de água na cidade. As declarações foram feitas durante a reunião legislativa da última terça-feira (10).

“É importante que o Governo se posicione com rapidez. Tivemos nos últimos quatro anos vários reajustes tarifários e a população itabirana paga uma das taxas de água mais caras de Minas Gerais. E o povo ainda continua tendo, constantemente, o problema da falta de água e da água chegando em forma de barro. Nós não podemos ficar calados diante disso”, disparou Vetão.

Para entender o problema e buscar uma solução, o presidente da Câmara solicitou ao líder de governo no Legislativo, o vereador Juber Madeira (PSDB), que oficialize um convite para que José Antônio Lopes, presidente do SAAE, compareça a uma reunião ordinária e debata o assunto com todos os legisladores.

Vetão, ainda, destacou algumas obras realizadas recentemente com o objetivo de solucionar o problema do abastecimento de água na cidade — a exemplo do anel hidráulico. Também questionou como a Vale tem contribuído na solução dessa demanda, já que a mineradora, ao assinar os termos da Licença de Operação Corretiva (LOC), em 2000, se comprometeu em solucionar a questão da água em Itabira.

“Agora não existe Governo passado, mas, sim, governo atual e esperamos realmente que o SAAE se posicione. Nós não aceitaremos calados que a nossa população pague uma das águas mais caras de Minas Gerais e que o bem, que é a água, não chegue com qualidade nas casas dos itabiranos”, reiterou Vetão.

Outro lado

O líder de governo, Juber Madeira, em resposta aos questionamentos do vereador Vetão, informou que já apresentou ao secretário de Governo, Gabriel Quintão (PDT), o convite para que José Lopes compareça a uma das reuniões da Câmara de Itabira.

Ele, ainda, destacou que sugeriu ao Governo Marco Antônio Lage uma vistoria nas últimas obras realizadas na cidade com o intuito de solucionar o problema de abastecimento de água em Itabira.

“Apresentei ao secretário de Governo um pedido para que o presidente do SAAE esteja na Câmara para tratar desse assunto, que é muito relevante. Também cobrei para que ele, juntamente com um equipe técnica do SAAE, faça uma vistoria nas últimas obras para tratar da captação de água e superar esse problema vivido há décadas em Itabira. O Governo se prontificou a fazer essa fiscalização”, afirmou Juber Madeira.

MAIS NOTÍCIAS