Projeto Cozinha Escola recebe Paula Labaki em Barão de Cocais

Barão de Cocais recebeu Paula Labaki em aula-show aberta à comunidade, em um evento com a presença de mais de 100 pessoas, que aprenderam a arte dos espetinhos

Projeto Cozinha Escola recebe Paula Labaki em Barão de Cocais
Foto: Júlia Souza / DeFato

Barão de Cocais recebeu, na noite desta sexta-feira (01), a renomada chef Paula Labaki para uma aula-show totalmente voltada para os interesses da comunidade. Com o tema “A tendência dos Espetinhos”, Paula deu uma verdadeira lição sobre a produção dos artigos´, que são muito tradicionais no município e em todo o país. 

A aula foi realizada pelo Projeto de Qualificação Profissional e Cozinha Escola, que faz parte do Plano de Compensação e Desenvolvimento de Barão de Cocais. O Plano visa contribuir para a geração de renda e desenvolvimento das práticas empreendedoras no município. Em sua prática, vem ofertando cursos e eventos voltados para a gastronomia e a agricultura familiar, que são fortes na região. 

A aula 

Mais de 100 pessoas participaram da aula-show, que ensinou uma diversidade de receitas de espetinho, com temperos tradicionais e também produtos inovadores. A chef Paula Labaki demonstrou aos alunos práticas que são tradicionais da culinária nacional e internacional. 

Projeto Cozinha Escola recebe Paula Labaki em Barão de Cocais
Chef Paula Labaki prepara farofa para acompanhar os espetinhos I Foto: Júlia Souza / DeFato

A cozinheira também falou sobre a tradição e história do churrasco, que vem da antiguidade, em que os homens se reuniam ao redor de fogueiras para socializar e cozinhar. Ali, ela falou sobre a atração humana pelo fogo, culinária e trocas. 

Além disso, Paula também trouxe receitas sem produtos derivados de animais, opções veganas para aqueles que não comem carne. 

O evento

O evento reuniu o público atingido da comunidade de Socorro e do Gongo, além de pessoas interessadas da própria comunidade de Barão de Cocais, moradores da região e figuras públicas. Durante a abertura, falou-se sobre a importância da realização de tais ações para o desenvolvimento da comunidade. 

Além disso, houve a realização de uma pequena feira, que trazia os artigos feitos por produtores locais. Boa parte das participantes da feira aprenderam a produzir nas aulas ministradas pelo projeto de desenvolvimento do Plano de Compensação.

Projeto Cozinha Escola recebe Paula Labaki em Barão de Cocais
Feira de produtos produzidos pelas participantes do projeto I Foto: Júlia Souza / DeFato

A chef 

Paula é criadora do Buffet Lena Labaki e também consultora das três primeiras edições do programa MasterChef Brasil. Em sua cozinha autoral, utiliza diversas técnicas que adquiriu ao longo de sua carreira e outras que ela mesma desenvolveu.

Criada em uma fazenda de café no interior de São Paulo, Paula cresceu em contato direto com os animais e alimentos locais, o que despertou grande interesse em experimentar e combinar sabores e cheiros, fazendo assim suas próprias criações. 

Trabalhou em diversos restaurantes de São Paulo e, há 17 anos, realiza serviços de festas e eventos para públicos distintos e nos mais variados formatos. Dentre seus clientes, famosos como o maestro André Rieu, integrantes das bandas Iron Maiden, Ozzy Osbourne, The Cranberries, Julio Iglesias, além do elenco do Cirque du Soleil.

Em entrevista ao portal DeFato, Paula falou sobre a participação no evento: 

“Para mim esse tipo de ação é fundamental, porque eu acho que a gente precisa que o brasileiro acredite que pode chegar onde ele sonha: ser um empreendedor. O que eu quero falar para as pessoas aqui hoje, é que estamos ampliando o leque de opções. Para profissionalizar, para que eles possam pensar longe, pensar alto, sem medo e com segurança, para confiar no trabalho deles.”

Desenvolvimento econômico

A gerente de fomento econômico da diretoria de reparação da Vale, Flávia Soares, que atua nos territórios em que estão acontecendo ações de reparação, fala sobre a importância da realização desse tipo de projeto nas regiões que recebem ações de reparação:

“Essas ações são muito importantes, porque visam criar uma condição para a diversificação econômica desses municípios. Através da educação, qualificação profissional e de mão de obra, nós vamos criando condições para que uma nova economia seja gerada nesses municípios. Dessa forma, ativamos outras cadeias econômicas e produtivas. Neste caso, do projeto Cozinha Escola, estamos trabalhando a cadeia do turismo, gastronomia, economia criativa… que são um grande potencial dessa região.” 

A comunidade

A comunidade de Barão de Cocais também manifestou interesse e reconhecimento pela realização do projeto, que contemplou diversas pessoas das comunidades atingidas e da cidade. A representante e vice-presidente da Casa do Artesão de Barão de Cocais, Rosângela de Paula, falou sobre os impactos do projeto para a sociedade local: 

“Esse projeto é de grande importância para todos os moradores de Barão de Cocais. Estamos recebendo uma boa participação da comunidade local, em que várias pessoas estão tendo a oportunidade de se tornar microempreendedores. A ação vem surpreendendo a cada curso, surpreendendo a quem visita o espaço onde acontecem os cursos. (…) tem muitas pessoas que estão investindo em seus negócios, perceberam que é lucrativo. Também perceberam que têm que olhar para a frente, pessoas de baixa renda que se dedicaram, aprenderam muito e estão investindo em seus negócios. Temos vários alunos comercializando produtos que aprenderam aqui. Isso nos deixa muito felizes, porque o objetivo da cozinha escola é esse, que as pessoas se tornem microempreendedores.” 

 

Projeto Cozinha Escola recebe Paula Labaki em Barão de Cocais
Rosângela de Paula e Marilac, idealizadora do projeto Cozinha Escola, com os produtos produzidos por Marilac  I    Foto: Júlia Souza / DeFato

Confira também a galeria de fotos do evento:

MAIS NOTÍCIAS