Rádio Caraça recebe Toninho Horta em Programa Interação com Valério Adélio

O artista participará de um sarau Música e Poesia, na Casa de Drummond, juntamente com Petrônio Souza nesta quarta-feira (29).

Rádio Caraça recebe Toninho Horta em Programa Interação com Valério Adélio
Foto: Reprodução / G1
O conteúdo continua após o anúncio


Toninho Horta é um compositor, instrumentista, cantor, arranjador e produtor mineiro, de Belo Horizonte, nascido em 2 de dezembro de 1948. foi um dos destaques de um dos mais importantes movimentos musicais da MPB dos anos 1970, o “CLUBE DA ESQUINA”, formado também por Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Wagner Tiso, Fernando Brant e Márcio Borges. O artista estará presente no Programa Interação com Valério Adélio, nesta quarta-feira (29), entre 16h e 17h, para falar sobre sua carreira, música e poesia. 

 

Ainda nesta quarta-feira, Toninho Horta e Petrônio Souza (jornalista e poeta) apresentam o “Sarau Música e Poesia”, na Casa de Drummond, às 20h. Os artistas são a principal atração do Festival  de Inverno 2022, realizado pela Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade e Prefeitura Municipal de Itabira.

Sobre Toninho

Autodidata, se tornou profissional aos 16 anos, se apresentando em festivais e acompanhando cantores em programas de TV. Toninho construiu sua carreira em festivais de música, morou no Rio de Janeiro, fez parcerias com diversos artistas influentes na música brasileira – como Elis Regina, Tom Jobim, Carmen McRae, Georgen Benson e vários outros nomes.

A partir dos anos 1990 Toninho Horta já era requisitado para tocar em várias partes do mundo. Gravou com dezenas de artistas da Ásia, Europa e América, e se tornou uma referência como compositor e guitarrista para várias gerações. 

Dois álbuns de Toninho Horta foram indicados ao Latin Grammy na categoria de “Melhor Álbum de MPB”.Ele está entre os 74 guitarristas mais representativos do mundo, assim como John McLauglin, Jeff Beck, George Benson, Pat Metheny, Jimmy Hendrix, Eric Clapton e tantos outros, numa compilação de 4 CDs e Livreto Biográfico selecionados pela Sony e BMG americana. 

O programa

Em seu programa Interação, que acontece nos Estúdios ao Vivo da Rádio Caraça 90,5 FM, Valério Adélio recebe Toninho para uma prosa sobre seus mais de 50 anos de carreira e sucesso. 

Petrônio Souza também participa do programa, levando seu quarto livro de poesias, que recebeu boas críticas de grandes nomes da literatura brasileira, como Luís Fernando Veríssimo, Zuenir Ventura e Fernando Morais. São 130 poemas, sem títulos, voltados à temática do homem preso ao tempo e das buscas e frustrações humanas.

Ouça:

Rádio Caraça sintonizando 90,5 FM ou clique nos links: 

https://www.caracafm.com.br/

https://defatoonline.com.br/utilidades/radio/

O sarau 

O evento, que tem limitação de público de 100 pessoas, não terá distribuição prévia de ingressos e acontece  na Casa de Drummond, às 20h. 

As portas abrem a partir das 19h40 e a entrada é gratuita. O “Sarau Música e Poesia” chega em sua terceira temporada com Toninho Horta lançando o CD duplo vencedor do Grammy Latino “Belo Horizonte” e Petrônio Souza lançando o livro de poemas “Dias nublados”.

MAIS NOTÍCIAS