Reunião entre Bernardo Mucida, Marco Antônio Lage e Romeu Zema estreita relações pelo desenvolvimento regional

Líderes políticos reivindicaram do governador mineiro novas possibilidades de investimentos no Médio Piracicaba

Reunião entre Bernardo Mucida, Marco Antônio Lage e Romeu Zema estreita relações pelo desenvolvimento regional
O encontro ocorreu nesta quarta-feira na Cidade Administrativa. Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG

Bernardo Mucida e Marco Antônio Lage, do PSB, se reuniram nesta quarta-feira (7) com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). Na agenda, o deputado estadual e o prefeito de Itabira pautaram o desenvolvimento sustentável da região, a destinação de recursos financeiros, o asfaltamento de estradas e a atração de novas empresas. Igor Eta, secretário de Estado de Governo, acompanhou o encontro na Cidade Administrativa.

O governador recebeu das mãos de Mucida uma série de reivindicações imediatas, como a destinação de mais verbas para o combate à pandemia e também para a estruturação dos hospitais regionais, bem como a execução de medidas de reconstrução de Santa Maria de Itabira, amplamente atingida pela chuva no início deste ano.

Mucida reivindicou também o asfaltamento de algumas estradas importantes, como a que liga Barão de Cocais à Caeté; a do Peti, responsável pela ligação entre Santa Bárbara e São Gonçalo do Rio Abaixo; bem como da estrada entre os distritos itabiranos de Ipoema e Senhora do Carmo.

A diversificação econômica regional foi endossada nas discussões, com o debate de projetos de médio prazo, com o objetivo de atrair novas empresas ao território.

“Esta aproximação é um passo importante na execução de ações ligadas à diversificação econômica regional. Precisamos nos manter em contato não só com o governador, mas com as principais mineradoras e empresas mineiras, para que possamos criar ações concretas e que traga emprego e renda, contribuindo para o fortalecimento da nossa economia regional”, destacou Bernardo Mucida.

Plano de sustentabilidade

Por sua vez, Marco Antônio Lage entregou ao governador um plano com ações que englobam diversas áreas. O prefeito citou a Zema o momento histórico pelo qual passa Itabira, com a proximidade da exaustão mineral.

“Explicamos a nossa missão de pensar a Itabira de daqui a dez anos e em como isso será preparado desde já. Coloquei que o Governo do Estado pode ser um parceiro importante neste projeto e nos ajudar nesta construção”, comentou o prefeito.

Destinação de acordo

O gestor de Itabira conversou com o governador a respeito do acordo de R$ 37,6 bilhões firmados entre o Estado e a mineradora Vale. Marco Antônio defende que parte deste valor seja destinada a Itabira, cidade marcada por quase oito décadas de exploração mineral.

“Já estamos conversando com a Vale sobre o que a gente pensa como projeto para a cidade e agora tivemos a oportunidade de mostrar ao governador como o Estado também pode ser protagonista deste grande programa que envolve novas matrizes econômicas, infraestrutura, agronegócio, cultura e outros polos”, diz Marco Antônio.

MAIS NOTÍCIAS