Itabira: fornecimento de água é restabelecido na maior parte da cidade; região do Campestre segue com problemas

Segundo o Saae, os bairros atendidos pela Estação de Tratamento de Água (ETA) Gatos ainda enfrentam problemas pontuais no abastecimento

Itabira: fornecimento de água é restabelecido na maior parte da cidade; região do Campestre segue com problemas
ETA Gatos ainda enfrenta problemas para normalizar o abastecimento de água para 15 bairros. – Foto: Arquivo/DeFato
O conteúdo continua após o anúncio


Na manhã desta segunda-feira (13), o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saee) emitiu um comunicado afirmando que o “abastecimento em Itabira teve considerável melhora”. De acordo com a nota, o fornecimento de água foi restabelecido na maior parte da cidade. Porém, nos bairros atendidos pela Estação de Tratamento de Água (ETA) Gatos, localizados na região alta do Município, ainda existem problemas pontuais.

A ETA Gatos atende 15 bairros itabiranos: Bela Vista, Campestre, Eldorado, Jardim das Oliveiras, Nova Vista, Pedreira, Penha, Santo Antônio, São Francisco, São Pedro, Vila Cisne, Vila Paciência, Cento e Cinco, Cidade Nova e Santa Inês. Os técnicos da autarquia trabalham para normalizar o fornecimento de água nessas localidades.

Os problemas de abastecimento no Município tiveram início na última quarta-feira (8), quando um intermitência no fornecimento de água realizado pela Vale deixou diversos reservatórios da cidade com níveis baixo, prejudicando a distribuição para a população. Desde então, o Saae vem atuando para superar essa dificuldade.

A Vale passou a ser responsável pelo fornecimento de 160 litros por segundo para rede de distribuição de Itabira após a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Prefeitura de Itabira. Para compensar a falha nesse sistema, a mineradora, durante o final de semana, disponibilizou caminhões-pipa para alimentarem a ETA Gatos.

Outros bairros

Inicialmente, o Saae havia comunicado que a falha no fornecimento realizado pela Vale também prejudicou outros 20 bairros: Vila Santa Rosa, Juca Rosa, Praia, Colina da Praia, São Francisco, São Marcos, Santa Tereza, Gabiroba, Água Fresca, Aboboras, Conceição, Valência, Santa Ruth, Amazonas, Vila Sálica, Jardim dos Ipês, João XXIII, Nossa Senhora das Oliveiras, Vila São Geraldo e Panorama — porém, segundo o comunicado desta segunda-feira, essas localidades tiveram o abastecimento normalizado.

A população itabirana pode entrar em contato com o Saae pelo telefone de plantão, 115; e, em horário comercial, pelo número (31) 3839-1300. A autarquia também possui atendimento pelas redes sociais: Facebook e também pelo Instagram.

Confira na íntegra a nota divulgada pelo Saae:

MAIS NOTÍCIAS