Santa Bárbara investe em tecnologia sustentável para atender serviços urbanos

Além de facilitar os serviços urbanos, a capina elétrica faz a manutenção das vias e protege o solo

Santa Bárbara investe em tecnologia sustentável para atender serviços urbanos
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Santa Bárbara trouxe mais tecnologia para realização dos serviços urbanos, a Capina Elétrica. O equipamento tem por finalidade o controle de ervas daninhas e plantas invasoras sem o uso de herbicidas.

Atualmente, a Prefeitura está utilizando o equipamento tecnológico para realizar a manutenção e limpeza de espaços urbanos na cidade. Assim, não é necessário aplicar veneno nas plantas. A solução se mostra mais segura, sustentável e alternativa, porque utiliza eletrônica de potência avançada e engenharia de ponta para eliminar plantas-alvo de forma eficaz.

Como o equipamento funciona?

O equipamento permite um controle de ervas daninhas ecológico e econômico, para atender às necessidades dos agricultores, paisagistas, prestadores de serviços e consumidores.

Instalado em um trator, realiza a descarga elétrica da superfície até a raiz da vegetação invasora eliminando-a. O efeito da aplicação da tecnologia pode ser comprovado após 10 dias.

A morte da planta ocorre imediatamente pela raiz (sistêmico), pois a eletricidade destrói a compartimentalização dos sistemas vasculares (xilema e floema), causando danos letais irreparáveis. A eletricidade faz com que as plantas sequem e se desprendem facilmente do solo.

O resultado da aplicação é um efeito eficiente e duradouro nas espécies de plantas tratadas, sem outras consequências, como deriva química, contaminações tóxicas ou resistências resultantes da seleção.

Vantagens

  • Controle eficaz de ervas daninhas
  • Totalmente livre de herbicidas
  • Aplicação rápida e segura
  • Seguro para o meio ambiente
  • Até 20x mais rápido que a remoção manual
  • Certificado para uso em culturas orgânicas

A nova tecnologia, além de evitar contaminações do solo ou quaisquer outros impactos ambientais negativos no ecossistema, também permite a destruição de plantas até a raiz com um efeito mais duradouro e eficiente.

MAIS NOTÍCIAS