Santa Maria de Itabira retoma as aulas na rede municipal de ensino

As aulas estão com horário reduzido: pela manhã, das 7h às 10h30; e à tarde, das 12h30 às 16h

Santa Maria de Itabira retoma as aulas na rede municipal de ensino
Foto: Divulgação/Santa Maria de Itabira

Em Santa Maria de Itabira, os alunos da rede municipal de ensino retornaram às salas de aula nesta segunda-feira (13). Agora, as escolas do Município funcionarão no sistema híbrido, que mescla atividades presenciais e on-line.

Para o retorno das aulas, as escolas foram preparadas conforme os protocolos sanitários para receber os alunos; os profissionais da educação foram orientados sobre o trabalho na pandemia e receberam EPI’s; e as áreas das carteiras foram delimitadas em 50% da capacidade das salas.

De acordo com a Prefeitura de Santa Maria de Itabira, o plano de retorno às atividades, elaborado pela equipe da Educação, prevê aulas em semanas alteradas para cada grupo de aluno, ou seja, as crianças convidadas às aulas desta semana, terão uma semana de intervalo, mantendo suas atividades no sistema virtual, enquanto o outro grupo de alunos estará na escola. As aulas estão com horário reduzido: pela manhã, das 7h às 10h30; e à tarde das 12h30 às 16h.

O transporte escolar também voltou a funcionar — tanto na zona urbana quanto rural —, mas apenas com 50% da sua capacidade. Os ônibus estão autorizados a levar apenas alunos e monitores para garantir a limitação imposta pelas condições sanitárias.

“Estamos em plena sintonia com a Secretaria de Saúde, em reuniões constantes com nossas equipes, participamos também da Câmara de Secretários de Educação dos municípios da Amepi, tudo para proporcionar um retorno seguro e responsável para nossas crianças. Vamos manter um monitoramento constante, avaliar os resultados e fazer mudanças que forem necessárias para garantir tranquilidade aos pais e um acolhimento eficiente para nossos alunos. De qualquer maneira, os pais podem estar confiantes de que o sistema híbrido manterá, os alunos que estiverem em condição virtual, na mesma qualidade de conteúdos que os alunos presenciais”, afirmou a Secretária Municipal de Educação, Renata Duarte Tomaz.

Apenas o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Dona Bia ainda não retornou às atividades devido aos danos sofridos no desastre provocado pelas chuvas, em fevereiro. A Secretaria de Educação vem trabalhando para que a unidade atenda em um local alternativo até que seja reformada.

Pesquisa

A Prefeitura de Santa Maria de Itabira realizou uma pesquisa com pais dos alunos da rede municipal de ensino. De acordo com o estudo, 30% dos responsáveis autorizaram e confirmaram a presença de seus filhos nas aulas presenciais. Na Escola Municipal Trajano Procópio, por exemplo, dos 603 alunos da unidade, 203 estudantes manifestaram interesse no retorno às escolas.

* Com informações da Prefeitura de Santa Maria de Itabira.

MAIS NOTÍCIAS