“Tudo isso deveria ter sido feito antes”, diz secretário Nacional de Defesa Civil sobre simulado em Itabira

Secretário Nacional de Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas Alves, veio de Brasília para Itabira para acompanhar o simulado de evacuação deste sábado

“Tudo isso deveria ter sido feito antes”, diz secretário Nacional de Defesa Civil sobre simulado em Itabira
Secretário Alexandre Lucas (de laranja ao centro), com equipe

O secretário Nacional de Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas Alves, veio de Brasília para Itabira para acompanhar o simulado de evacuação deste sábado (17). Pela manhã, ele passou pelo Ginásio do Gabiroba, onde aconteceu uma das reuniões preparatórias com a comunidade.

“Este é um trabalho muito importante, que está alinhado com aquilo que diz o marco de Sendai na ONU, que é a participação da população, do poder público e do setor privado na gestão dos riscos que a população está submetida. Tudo isso deveria ter sido feito antes. Mas não podemos de deixar de aprender com as tragédias. O que está sendo feito hoje mostra uma evolução da prevenção dos riscos”, avaliou.

Em 2015, em Sendai (Japão), a Organização das Nações Unidades realizou sua 3ª Conferência Mundial da ONU para a Redução de Riscos de Desastres, quando adotaram a Declaração de Sendai e o Marco para a Redução de Riscos de Desastres 2015-2030.