Veja como se encontra a barragem do Pontal às vésperas do simulado de evacuação

Maior complexo de retenção de rejeitos de Itabira, represa se estende por toda a região do bairro Bela Vista e aglomera 226,9 milhões de metros cúbicos de resíduos

 

Imagens feitas por drone na tarde dessa quinta-feira (15) mostram como está a barragem de rejeitos de minério do Pontal, da mineradora Vale, às vésperas do maior simulado de evacuação do país, que acontece neste sábado (17), em Itabira. A previsão é mobilizar 27 mil pessoas. Todos os moradores nas áreas de risco próximas a uma das 15 barragens do município estão convocados a participar do treinamento.

Veja também imagens da barragem do Itabiruçu

Maior complexo de retenção de rejeitos de Itabira, a barragem do Pontal se estende por toda a região do bairro Bela Vista. A estrutura aglomera 226,9 milhões de metros cúbicos de rejeito de minério de ferro e atualmente está em nível 1 de alerta de rompimento porque a Vale não conseguiu declaração de estabilidade para o Dique 2, um dos reservatórios que compõe todo o complexo.

Atualmente, segundo a Vale, a barragem do Pontal não recebe novas descargas de rejeito. A empresa tem executado obras de reforço de segurança na estrutura e já anunciou que irá descomissionar o Dique 2, erguido pelo método a montante, considerado mais perigoso. Os prazos, no entanto, ainda não foram informados.

Saiba tudo sobre o maior simulado de evacuação do país

cassino criptomoedas