Vias de BH passam a ter sinalização luminosa para orientar motoristas em caso de alagamentos

Com o alerta vermelho, o motorista deverá optar por outra rota

Vias de BH passam a ter sinalização luminosa para orientar motoristas em caso de alagamentos
Foto: PBH/Divulgação

A Rua Joaquim Murtinho e na Avenida Prudente de Morais, em Belo Horizonte, agora contam com uma sinalização luminosa para orientar e auxiliar os motoristas em caso de alagamentos. O novo dispositivo da BHTrans é inédito na capital e começou a operar na Rua Joaquim Murtinho, entre as ruas Paulo Afonso e Marquês de Maricá, no bairro Santo Antônio, na região Centro-Sul.

No estilo de um semáforo, o dispositivo tem a função de alertar os motoristas sobre a possibilidade de alagamentos na região, principalmente na Avenida Prudente de Morais. Com o alerta vermelho, o motorista deverá optar por virar à esquerda na Rua Paulo Afonso, em direção ao bairro, ou à direita na Rua Marquês de Maricá, em direção à Avenida do Contorno.

O dispositivo luminoso para alagamentos irá operar em três modos:

Amarelo – No período chuvoso ele irá piscar em amarelo para chamar a atenção dos motoristas para ficarem atentos.

Vermelho – Indica que o trecho da Avenida Prudente de Morais está alagado e interditado. Os motoristas não devem seguir em frente, realizando os desvios pelas ruas Paulo Afonso e Marquês de Maricá.

Desligado – Sem alertas.

Use ferramentas

Outra importante fonte de informações sobre as situações de risco é o aplicativo Waze, em que a Defesa Civil e a BHTRANS realizam o bloqueio das vias que possam ser atingidas pelo transbordamento de córregos, inundações e alagamentos. Com a informação à mão, o motorista é redirecionado para uma rota segura e longe dos possíveis riscos.

cassino criptomoedas