Itabira: Câmara determina 10 dias para Prefeitura informar endereço da Casa de Apoio em BH
Requerimento foi apresentado pelo vereador Sidney do Salão e aprovado por unanimidade pelo Legislativo. Júber Madeira explicou o processo de implantação da unidade
A Casa de Apoio em Belo Horizonte segue como tema de discussões na Câmara de Itabira. Na semana passada, o vereador Sidney Marques Vitalino Guimarães “do Salão” (PTB) cobrou do Executivo Municipal o endereço da unidade que receberá pacientes itabiranos na capital mineira e que precisarem de auxílio. Porém, ao não obter um retorno, apresentou um requerimento dando dez dias para que o governo Marco Antônio Lage (PSB) responda ao pedido. O documento foi levado para votação em plenário e aprovado por unanimidade.
A recorrente cobrança de Sidney do Salão é motivada por uma propaganda da Prefeitura de Itabira que tem sido veiculada nas rádios da cidade — assim como um vídeo do prefeito Marco Antônio Lage — em que é divulgado que a “Casa de Apoio voltou”. Porém, como a unidade ainda não entrou em operação, o vereador considera que ainda não houve esse retorno anunciado.
“Eu trouxe o requerimento 039/2021 pedindo o endereço da Casa de Apoio e quero reforçar isso porque a propaganda está aí nas rádios. A propaganda, que está rolando a uns 40 dias, fala que a Casa de Apoio retornou em BH. Então não quero ser hipócrita. Fiz um pedido aqui na semana passada e vereador fez cara ruim pra mim e não trouxe o endereço. Por isso fiz esse requerimento formal e tem dez dias para responder — e vou aguardar com muita calma esse endereço”, argumentou Sidney do Salão.
Outro lado
Após a reunião da Câmara de Itabira na última terça-feira, Júber Madeira conversou com a reportagem do portal DeFato e explicou como está o processo de implantação da Casa de Apoio na capital mineira. Segundo ele, o governo municipal vem trabalhando para estruturar o espaço, mas a empresa ganhadora da licitação — e única a participar do processo — acabou sendo desabilitada por não cumprir as exigências da Prefeitura de Itabira. Com isso, será necessário um novo processo licitatório. Assim, a unidade só deverá entrar em operação no final de 2021 ou início de 2022.
“É importante que a sociedade de Itabira esteja bem informada para que não tenham dúvidas sobre o processo de abertura de uma Casa de Apoio. A licitação teve apenas uma empresa interessada e ela apresentou um preço fora do preconizado pelo Município e estamos avaliando todo o processo. É natural que haja essa cobrança [do endereço] por parte dos vereadores. Assim como a publicidade dada pelo prefeito Marco Antônio Lage para esse importante processo faz parte e é fundamental para que a população saiba das políticas que estão implantadas e recuperadas pelo governo. Era grande o anseio da população pela Casa de Apoio e estamos enfrentando esse processo burocrático para que possamos anunciar em breve o endereço e inaugurar essa unidade para dar conforto e qualidade de vida para os pacientes de Itabira em BH. Assim, o Governo mantém seu compromisso com a sociedade para viabilizar a Casa de Apoio”, destacou Júber Madeira.