Geraldo Torrinha deixa a Secretaria de Governo após recomendação do Ministério Público

Torrinha é tio de Arthur Matias, administrador do distrito de Ipoema. Devido a esse grau de parentesco, o MP recomendou que um dos dois deixasse o cargo

Geraldo Torrinha deixa a Secretaria de Governo após recomendação do Ministério Público
O ex-secretário de Governo, Geraldo Torrinha, ao lado da secretária de Saúde, Clarissa Souza, e do líder de Governo, vereador Júber Madeira, em uma reunião da Câmara de Itabira – Foto: Victor Eduardo/DeFato Online
O conteúdo continua após o anúncio


Na tarde desta terça-feira (5), a Prefeitura de Itabira comunicou a exoneração do então secretário de Governo, Geraldo Magela Pena Torres “Torrinha”. Em uma nota oficial, a assessoria de comunicação do Executivo afirmou que a decisão foi tomada em comum acordo entre as partes. Porém, ao final da reunião ordinária da Câmara Municipal, o vereador e líder de governo, Júber Madeira (PSDB), revelou que uma recomendação do Ministério Público (MP) foi a principal responsável pela mudança no primeiro escalão da administração Marco Antônio Lage (PSB).

De acordo com Júber Madeira, o grau de parentesco entre Geraldo Torrinha e Artur Henrique Matias Figueiredo, administrador do distrito de Ipoema — que são tio e sobrinho — levou o MP a recomendar ao governo municipal que um dos dois deixasse as suas funções nos primeiros escalões da Prefeitura. Diante desse cenário, Torrinha optou pelo seu desligamento.

“Há uma recomendação do Ministério Público com relação ao grau de parentesco do ex-secretário de Governo [Geraldo Torrinha] com o administrador de Ipoema [Arthur Matias]. Em virtude disso, havia essa recomendação do MP, direcionada ao governo [Marco Antônio Lage], para que um dos dois deixasse o primeiro escalão. Assim foi feito através da exoneração de Geraldo Torrinha”, relata Júber Madeira.

Geraldo Torrinha deixa a Secretaria de Governo após recomendação do Ministério Público
Líder de governo Júber Madeira e os vereadores, também governistas, Bernardo Rosa e Carlos Henrique – Foto: Gustavo Linhares/DeFato

Substituto

Ainda na tarde desta terça-feira, alguns nomes começaram a ser especulados como possíveis substitutos a Geraldo Torrinha na Secretaria de Governo. O principal nome cotado nessas especulações é do vereador e vice-líder de Governo na Câmara Municipal, Bernardo Rosa (Avante).

Para assumir o cargo, o parlamentar governista terá que se desligar das suas funções no Legislativo. Caso isso aconteça, o suplente Carlos Vicente Da Silva “Carlinhos Motorista” (Avante) assume a cadeira de vereador.

Procurado pelo portal DeFato, Bernardo Rosa afirmou “tem nada ainda não” — sem confirmar ou negar a possibilidade de integrar a equipe do prefeito Marco Antônio Lage.

Geraldo Torrinha deixa a Secretaria de Governo após recomendação do Ministério Público
Bernardo Rosa e o vereador Marcelino Guedes durante a última reunião ordinária da Câmara de Itabira – Foto: Gustavo Linhares/DeFato

Em tempo

Geraldo Torrinha foi oficializado como secretário de Governo em outubro de 2021. Porém, ele já ocupava um cargo na mesma pasta desde março daquele ano, sendo responsável pela interlocução da Prefeitura com a Câmara de Itabira — umas das principais atribuições da secretaria que acabou sendo designado a chefiar.

Considerado um “pacificador”, o agora ex-secretário intermediou a relação entre os poderes Executivo e Legislativo em um momento conturbado, quando a gestão Marco Antônio Lage (PSB) enfrentava conflitos com parte dos vereadores.

À época, a atual administração municipal sofreu duras derrotas na Câmara: a recusa para a contratação de um empréstimos de mais de R$ 70 milhões por meio do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) e a redução do chamado índice de remanejamento, que caiu de 25% para 10% — limitando a autonomia da Prefeitura para livre alteração no orçamento do Município.

Parte dos vereadores também reclamavam da atuação dos antecessores de Geraldo Torrinha na Secretaria de Governo. Antes dele, o atual secretário de Administração, Gabriel Quintão, e o jornalista Márcio Passos passaram pela pasta — este último, inclusive, incendiou a relação Executivo e Legislativo após uma polêmica entrevista concedida ao portal DeFato.

Nota oficial

Confira na íntegra a nota oficial da Prefeitura de Itabira sobre o desligamento de Geraldo Torrinha da secretaria de Governo:

A Prefeitura de Itabira comunica a saída de Geraldo Magela Pena Torres “Torrinha” da Secretaria Municipal de Governo, em comum acordo. A gestão agradece o empenho e dedicação do ex-secretário durante o tempo em que exerceu a função.

O novo titular da pasta será anunciado nos próximos dias.