Vale e Sindicato Metabase renegociam Acordo Coletivo na próxima semana

Cláusula negociada entre Metabase e Vale fez com que a empresa assumisse o compromisso de, sem prejuízo da data-base que inicia no dia 1º de novembro

Vale e Sindicato Metabase renegociam Acordo Coletivo na próxima semana

A Vale encaminhou ao Sindicato Metabase de Itabira e Região um convite para uma reunião na próxima quarta-feira, 8 de julho para reabrir a negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). O presidente do Metabase, Paulo Soares de Souza, viaja para Belo Horizonte no próximo dia 8, para participar da reunião com diretores da empresa. O encontro será realizado às 9h, no Hotel Max Savassi.

A medida faz parte do cumprimento de uma cláusula em que a empresa se compromete renegociar o ACT, caso a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), acumulada no período de vigência do presente acordo, ultrapassasse o índice de reajuste acumulado para dois anos, ou seja, 11,72%.

A cláusula negociada entre Metabase e Vale fez com que a empresa assumisse o compromisso de, sem prejuízo da data-base que inicia no dia 1º de novembro, convidar os sindicatos signatários para renegociação do acordo.

Segundo Paulo, a Vale se comprometeu a reabrir as negociações em qualquer momento entre novembro de 2013 e outubro de 2015, caso os índices fossem alcançados. Essa cláusula, explicou o sindicalista, é uma maneira de assegurar aos trabalhadores que os seus salários e benefícios estejam de acordo com a situação atual da economia brasileira e não caia em defasagem.

“Nós negociamos com a Vale esta cláusula justamente para garantir aos nossos trabalhadores uma possível revisão salarial caso a economia se desestabilizasse e o índice do INPC aumentasse e foi o que acabou acontecendo. Como a Vale se comprometeu a nos chamar para uma renegociação estamos indo para esta reunião com a intenção de garantir aos nossos trabalhadores o beneficio que lhes são assegurados. Vamos ouvir o que a empresa tem a nos dizer e quais são as propostas”, destacou o sindicalista.