Após sete meses de interdição, Caixa terá nova agência em Itabira

A agência da Caixa na avenida Daniel Jardim de Grisolia, havia sido interditada após a constatação de riscos estruturais provocados por uma obra

Após sete meses de interdição, Caixa terá nova agência em Itabira
Foto: Jardel Mendes/DeFato
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Após completar sete meses de portas fechadas em Itabira, a Caixa Econômica Federal terá uma nova agência para atendimento aos clientes. A nova unidade será instalada na rua Sizenando de Barros, no Centro, no mesmo ponto comercial onde funcionava a loja “Ponto Frio”. A previsão é de que a agência passe a funcionar a partir de setembro. 

A agência da Caixa na avenida Daniel Jardim de Grisolia, havia sido interditada após a constatação de riscos estruturais provocados por uma obra em fase de desaterro em um terreno vizinho. Em 28 de maio, a Defesa Civil de Itabira comunicou que havia orientado a volta das atividades bancárias na agência Caixa. “A previsão de retorno agora em diante, está à cargo da diretoria da CEF, que por sua vez, está cuidando de toda mobilização e operação necessária para retorno das atividades bancárias em antigo endereço”, disse a coordenadora da Defesa Civil, Nilma Macieira, naquela data. 

Mesmo com o prédio já liberado pela Defesa Civil, os clientes itabiranos do banco continuam tendo que buscar auxílio em uma carreta instalada na Casa da Cidadania, próximo à Praça Acrísio Alvarenga.

Relembre

A agência da Caixa e do Banco do Brasil tiveram o atendimento interrompido preventivamente após constatação de riscos estruturais provocados por uma obra em fase de desaterro na avenida Daniel Jardim de Grisolia, no Centro de Itabira. As movimentações no terreno particular foram interditadas pela Defesa Civil no dia 4 de janeiro. No dia 29 de janeiro, um parecer técnico apresentado pelo Banco do Brasil, assinado pela empresa BRG Engenharia, recomendou a desocupação da sua agência “para minimizar a ocorrência de carregamentos estáticos e dinâmicos sobre as estruturas de contenção, até que seja possível garantir a estabilidade do maciço”.

Com base no mesmo laudo da BRG Engenharia, em 5 de fevereiro, a Defesa Civil recomendou que a Caixa Econômica Federal interrompesse o atendimento aos clientes, visto que o prédio do Banco do Brasil está em um nível logo acima. Em 4 de janeiro, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Itabira já havia interditado temporariamente parte da agência, onde estão instalados os caixas eletrônicos da unidade, devido a “um comprometimento na rede de esgoto ou pluvial, que ainda não foi identificado, causando refluxo” no piso do prédio.

Desde o final de fevereiro, tanto o Banco do Brasil quanto a Caixa Econômica Federal estavam atendendo, de forma parcial e provisória, em postos montados na Casa da Cidadania. O Banco do Brasil, no entanto, já retomou os atendimentos em seu prédio de origem.

O que diz a Caixa?

Em um contato anterior com o portal DeFato, a Caixa “informou que, em obediência à recomendação da Defesa Civil do município de Itabira, a Agência Itabira foi desocupada em 14 de fevereiro devido ao deslizamento de terra em terreno que fica ao lado da unidade, o que afetou o muro de contenção. Informações sobre a previsão de reabertura serão divulgadas oportunamente”.

“O banco reforçou o atendimento no município com o Caminhão CAIXA, que presta os mesmos atendimentos de uma agência tais como a abertura de contas, empréstimos, cartão de crédito, financiamento habitacional, além de atendimento aos beneficiários de programas sociais, INSS, abono salarial (PIS), FGTS, desbloqueio de cartão e senha de contas, dentre outros. Saque de dinheiro em espécie está disponível em caixa eletrônico instalado no caminhão. A unidade móvel está instalada na Av. Carlos Drummond de Andrade, nº  777, no Espaço da Cidadania, no centro da cidade. O atendimento ao público ocorre no dias úteis das 10h às 15h”, completou.

Além disso, A Caixa informou que clientes que necessitem de atendimento presencial também contam com as unidades da rede de Atendimento CAIXA nas proximidades:

  • A Favorita Loterias – Avenida Daniel Jardim de Grisolia, nº 120, Centro, Itabira
  • Estrela da Sorte Loterias – Rua Doutor Alexandre Drumond, nº 157, Centro, Itabira
  • Loteria Bela Sorte – Avenida João Pinheiro, nº 530, loja B – Centro, Itabira
  • Loteria Rio Doce – Avenida Rio Doce, nº 367, Gianette, Itabira
  • A Favorita – Rua Valdemar de Alvarenga Lage, nº 1317, Água Fresca, Itabira
  • Sorte Grande Loterias – Avenida Emílio Zacarias da Silva, nº 28, Bela Vista, Itabira
  • Agência João Monlevade – Avenida Getúlio Vargas, nº 5375, Centro, João Monlevade
  • Agência São Gonçalo do Rio Abaixo – Avenida Central, 389, Centro, São Gonçalo do Rio Abaixo
  • Agência Nova Era – Rua Governador Valadares, nº 575, Centro, Nova Era

A instituição bancária reforçou ainda que “disponibiliza canais de atendimento remotos e digitais, como o WhatsApp Caixa (0800 104 0104), o Internet Banking Caixa e os aplicativos Caixa Tem, Habitação Caixa, DPVAT, FGTS e Auxílio Brasil”. “Por telefone, os clientes contam com a Central de Atendimento Caixa pelos números 4004 0104 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 104 0104 (para demais regiões). Todos os canais de atendimento podem ser consultados no site da Caixa“, finalizou.

 

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