Continuam abertas inscrições para conferência da Jornada do Patrimônio Cultural

As inscrições para a conferência “Cultura Popular e Griôs”, atividade que integra a 4ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural em Itabira, continuam abertas. Os interessados podem se inscrever presencialmente ou por telefone na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano até as 18h de sexta-feira, 13 de setembro. A conferência acontece no sábado, 14, a partir das […]

As inscrições para a conferência “Cultura Popular e Griôs”, atividade que integra a 4ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural em Itabira, continuam abertas. Os interessados podem se inscrever presencialmente ou por telefone na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano até as 18h de sexta-feira, 13 de setembro. A conferência acontece no sábado, 14, a partir das 9 horas. Os palestrantes são Frei Chico, José Moreira e Luiz Trópia.

A Jornada Mineira do Patrimônio Cultural começou no dia 9 de setembro e segue até o dia 30. Conferência, danças, oficinas, exibição de documentários, lançamento de publicações, entre outras atividades, fazem parte da programação. A realização do evento no município é uma parceria da Prefeitura, Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), Associação Amorita, Secretaria de Estado de Cultura, Comissão Mineira de Folclore e Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha).

O tema deste ano é “Griôs: a jornada dos mestres da nossa cultura”. Os griôs surgiram no noroeste africano e são responsáveis pela transmissão dos saberes e acontecimentos da vida social, sendo considerados guardiões da memória e da história oral de um povo. Todas as atividades serão gratuitas. No entanto, é necessário fazer a inscrição para as oficinas (já encerradas) e para a conferência. Mais informações (31) 3839-2276.

Programação completa


Prosa e Cubu

14/09, sábado, na Fazenda do Pontal

9h – Conferência “Cultura Popular e Griôs” com os palestrantes Frei Chico, José Moreira e Luiz Trópia

17h – Lançamento de publicações da Comissão Mineira de Folclore e do Dicionário da Religiosidade Popular escrito por Frei Chico (vagas limitadas)

 

Noite de Pispiá

14/09, sábado, na Fazenda do Pontal

19h – Confraternização com contadores de história, batuque e Moda de Quatro

 

Festa do Griô

15/09, domingo, na Fazenda do Pontal

14h – Apresentações de grupos de congado, marujada, banda de música, Estaladores de Chicote, Canto do Congo, dança circular e dança de fitas

Aos mestres de nossa cultura

15/09, domingo, na Fazenda do Pontal

18h30 – Entrega dos certificados “Guardiões da Tradição” aos mestres Griôs

19h30 – Apresentação do grupo Perecolândia

 

Museu da Oralidade

15 a 30/09, de 8h às 18h (2ª a 6ª feira) e de 10h às 16h (sábados e domingos), na Fazenda do Pontal

– Apresentações de vídeos-documentários sobre a história de Itabira por meio de depoimentos de seus griôs

 

O Fazer Griô

Oficinas na Casa de Drummond

09 a 13/09 – Construção de instrumentos e reconstrução da identidade: música e sustentabilidade desde os meus avós, ministrada por Millor

 

11 a 13/09 – A contação de história: do Griô ao ouvinte, ministrada por Ju Ladeira