Amiga de Lulinha dizia que frequentava o Palácio do Planalto e viajava em voos da FAB
Roberta fez mais referências a voos em aeronaves do governo, como uma conversa com a mãe em março de 2023
Mensagens reveladas nesta segunda-feira (21), por jornalistas do jornal Metrópoles indicam que a lobista Roberta Luchsinger, amiga de Lulinha, filho mais velho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em conversas de WhatsApp dizia viajar em voos da Força Aérea Brasileira (FAB) e frequentar o Palácio do Planalto.
Em 1º de novembro de 2023, em áudio, Luchsinger afirmou que viajaria pela FAB e que por isso, não conseguia controlar horários de embarque.
“Paula. Então, eu acho que se a gente conseguir falar durante o evento, talvez em algum intervalo, é mais fácil, porque eu vou estar com o filho do presidente. Então a gente vai estar…vai ser um pouco diferente, porque nós vamos de FAB. E aí eu não consigo administrar esses horários de voo, porque a gente embarca pela base aérea, entendeu? Talvez, durante o evento, a gente consiga, nos intervalos do evento, enfim, algo assim encaixar. Você consegue passar iso pra ela pra gente ver? Porque eu não vou estar de voo comercial, eu não vou estar embarcando na parte normal”.
O áudio foi enviado a uma assessora do governo da Bahia. Em outra conversa, em 21 de fevereiro de 2024, a lobista afirmou estar retornando de viagem pela FAB. Primeiro, escreveu que estava em voo e reclamou de cancelamentos. Em seguida disse: ” Mas estamos voltando de fab”.
Segundo o Metrópoles, a empresária havia viajado para a Suíça com as filhas, Fábio Luís Lula da Silva e familiares dele e que, no retorno da Europa ao Brasil foi feito um voo comercial pela TAP.
Roberta fez mais referências a voos em aeronaves do governo, como uma conversa com a mãe em março de 2023.
“Fomos de aero lula para Brasília rsrs”.
A mãe respondeu perguntando se a expressão significava “avião do Lula”.
A filha confirmou: “Avião do lula kkkkk”.
Em sequência ela enviou uma foto feita dentro do Palácio do Planalto, com vista para o Congresso Nacional.
Registros obtidos pelo Metrópoles por meio da LAI (Lei de Acesso à Informação) mostram que a lobista entrou no Planalto em 22 de março de 2023, às 15h37.
Em outra mensagem, enviada em 11 de junho de 2025 a uma advogada, Luchsinger afirma estar dentro do Palácio.
“Tô no palácio não consigo escrever mto pq tô na sala do pai do Fábio .”
Pai do Fábio, como Luchsinger se habituou dizer é uma referência ao presidente Lula.
Em 21 de outubro de 2023, ela afirma ter estado com Lula.
“Ele volta a ativa segunda. Estive com ele semana passada pq tava lá com Fábio, filho dele. Vamos para lá quarta de novo. Aniversário dele dia 27”.
Em outra conversa, de 25 de outubro de 2023, Luchsinger escreveu estar na “casa do pai do Fábio”. Segundo o Metrópoles, a mensagem foi enviada às 23h16.
Durante sabatina do Jornal Nacional, da TV Globo, em 27 de agosto de 2026, Lula afirmou que não conhece Luchsinger.
“Eu não conheço essa moça. nunca vi essa moça na minha vida. Nunca conversei com essa moça. Ela nunca esteve próxima de mim”.
Na oportunidade, Lula chamou a lobista de “pilantra”.
Há registros em fotos de Luchsinger ao lado de Lula postadas nas redes sociais dela de 2018 a 2023.
O material referente a Lulinha e Luchsinger são investigados em inquéritos no Supremo Tribunal Federal, uma das linhas de investigação trata do possível tráfico de influência no Ministério da Saúde.
O Poder360 procurou Roberta Luchsinger para esclarecer as referências das viagens em voos da FAB e à sua presença na sede do governo, mas não obteve resposta até a data da publicação desta reportagem.
Procurado pelo Poder360, o Planalto afirmou que Lula “não mantém qualquer relação com Roberta Luchsinger e não tem interlocução com ela“, acrescentando que a empresária “não realizou voos da FAB na companhia do presidente Lula e não teve reunião ou encontro com o presidente no Palácio do Planalto ou Alvorada“.