Após reclamações de usuários, linhas de ônibus têm mudanças em Itabira
Itabiranos se queixam de alterações no transporte público da cidade e falam que os horários de ônibus são insuficientes em algumas rotas
As mudanças propostas pela Prefeitura de Itabira no transporte público da cidade têm gerado descontentamento entre os usuários do serviço. A principal reclamação está relacionada à disponibilidade de horários em algumas rotas. Elas têm se mostrado insuficiente para atender toda a demanda — já que a proibição de passageiros em pé reduz a capacidade de lotação dos ônibus.
Relatos recebidos pela reportagem do grupo DeFato apontam que, no momento, o serviço de transporte público é insuficiente para absorver a demanda e prejudica a rotina de algumas pessoas. “Está inaceitável o que eles estão fazendo. Diminuíram horários de ônibus ao invés de ter reforço”, destacou uma passageira que preferiu não se identificar.
As reclamações evidenciam a falta de planejamento prévio para criar intervenções no transporte público em Itabira. É possível notar que tanto a Cisne, operadora responsável pelo serviço, quanto a Prefeitura de Itabira, ao proporem mudanças na circulação de ônibus, demonstram desconhecimento do perfil dos usuários, do fluxo de passageiros nos itinerários e das demandas de cada bairro.
Entenda
Na quinta-feira (14), começaram a valer novas regras para o transporte público em Itabira: só poderão ser transportados passageiros sentados e que estejam usando máscaras. Além disso, as janelas dos ônibus devem permanecer sempre abertas, precisa haver disponibilidade de álcool em gel em todos os veículos e os carros devem passar por higienização minuciosa diária.
Para os idosos, os horários para embarcar gratuitamente nos ônibus também mudaram. Agora, eles passaram a ser de 10h às 16h e de 20h às 6h. Com a provável redução do número de passageiros em cada ônibus, a Prefeitura de Itabira garantiu que seriam adicionados 33 horários para suprir a demanda. Sendo 12 novas linhas no sentido centro-bairro e reforço em 21 trajetos já existentes.
Essas medidas foram instituídas pelo Decreto Nº 115/2021 e têm como objetivo reforçar as ações de combate ao coronavírus na cidade.
Posicionamento oficial
Em um comunicado enviado a imprensa, a Secretaria Municipal de Obras, responsável pela Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita), afirma que foram elaborados ajustes para reforçar as linhas mais utilizadas nos horários de pico. Porém, algumas dessas linhas têm tido uma demanda maior do que previu a Prefeitura de Itabira e a Cisne.
“Não há desfalque na oferta. O que tem acontecido é que algumas linhas específicas apresentam uma demanda maior que as outras. É isso que estamos acompanhando e analisando desde que o novo sistema passou a valer, sempre em conversa direta com a concessionária. A partir dessas observações e estudos, a equipe já coloca esses ajustes em prática nesta semana”, comentou José Maciel Paiva, secretário de Obras.
Um dos exemplos citados por ele é a linha que atende o bairro Santa Marta. Até terça-feira (19), os ônibus partiam do Santa Ruth e já chegavam ao bairro vizinho praticamente lotados. A partir desta quarta-feira (20) foi feita a inversão. O itinerário começa agora no próprio Santa Marta, para depois passar pelo Santa Ruth, onde os moradores têm outras opções de linhas e não dependem exclusivamente dessa que começará pelo bairro ao lado.
Foi feita uma mudança específica também para atender aos usuários da região do Santa Tereza. A linha que atende o bairro ganhou reforço no horário de pico da manhã para evitar atrasos e que passageiros fiquem esperando no ponto.