Após reclamações de usuários, linhas de ônibus têm mudanças em Itabira

Itabiranos se queixam de alterações no transporte público da cidade e falam que os horários de ônibus são insuficientes em algumas rotas

Após reclamações de usuários, linhas de ônibus têm mudanças em Itabira
Foto: Victor Eduardo/DeFato
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As mudanças propostas pela Prefeitura de Itabira no transporte público da cidade têm gerado descontentamento entre os usuários do serviço. A principal reclamação está relacionada à disponibilidade de horários em algumas rotas. Elas têm se mostrado insuficiente para atender toda a demanda — já que a proibição de passageiros em pé reduz a capacidade de lotação dos ônibus.

Relatos recebidos pela reportagem do grupo DeFato apontam que, no momento, o serviço de transporte público é insuficiente para absorver a demanda e prejudica a rotina de algumas pessoas. “Está inaceitável o que eles estão fazendo. Diminuíram horários de ônibus ao invés de ter reforço”, destacou uma passageira que preferiu não se identificar.

As reclamações evidenciam a falta de planejamento prévio para criar intervenções no transporte público em Itabira. É possível notar que tanto a Cisne, operadora responsável pelo serviço, quanto a Prefeitura de Itabira, ao proporem mudanças na circulação de ônibus, demonstram desconhecimento do perfil dos usuários, do fluxo de passageiros nos itinerários e das demandas de cada bairro.

Entenda

Na quinta-feira (14), começaram a valer novas regras para o transporte público em Itabira: só poderão ser transportados passageiros sentados e que estejam usando máscaras. Além disso, as janelas dos ônibus devem permanecer sempre abertas, precisa haver disponibilidade de álcool em gel em todos os veículos e os carros devem passar por higienização minuciosa diária.

Para os idosos, os horários para embarcar gratuitamente nos ônibus também mudaram. Agora, eles passaram a ser de 10h às 16h e de 20h às 6h. Com a provável redução do número de passageiros em cada ônibus, a Prefeitura de Itabira garantiu que seriam adicionados 33 horários para suprir a demanda. Sendo 12 novas linhas no sentido centro-bairro e reforço em 21 trajetos já existentes.

Essas medidas foram instituídas pelo Decreto Nº 115/2021 e têm como objetivo reforçar as ações de combate ao coronavírus na cidade.

Posicionamento oficial

Em um comunicado enviado a imprensa, a Secretaria Municipal de Obras, responsável pela Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita), afirma que foram elaborados ajustes para reforçar as linhas mais utilizadas nos horários de pico. Porém, algumas dessas linhas têm tido uma demanda maior do que previu a Prefeitura de Itabira e a Cisne.

“Não há desfalque na oferta. O que tem acontecido é que algumas linhas específicas apresentam uma demanda maior que as outras. É isso que estamos acompanhando e analisando desde que o novo sistema passou a valer, sempre em conversa direta com a concessionária. A partir dessas observações e estudos, a equipe já coloca esses ajustes em prática nesta semana”, comentou José Maciel Paiva, secretário de Obras.

Um dos exemplos citados por ele é a linha que atende o bairro Santa Marta. Até terça-feira (19), os ônibus partiam do Santa Ruth e já chegavam ao bairro vizinho praticamente lotados. A partir desta quarta-feira (20) foi feita a inversão. O itinerário começa agora no próprio Santa Marta, para depois passar pelo Santa Ruth, onde os moradores têm outras opções de linhas e não dependem exclusivamente dessa que começará pelo bairro ao lado.

Foi feita uma mudança específica também para atender aos usuários da região do Santa Tereza. A linha que atende o bairro ganhou reforço no horário de pico da manhã para evitar atrasos e que passageiros fiquem esperando no ponto.

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