Cemitério de Ipoema receberá o nome de Recanto Sagrado

Recentemente, o cemitério do distrito Itabirano foi revitalizado e urbanizado. O nome foi definido pela comunidade ipoemense após votação

Cemitério de Ipoema receberá o nome de Recanto Sagrado
Cemitério de Ipoema. – Foto: Divulgação/Prefeitura de Itabira

Na noite de terça-feira (26), durante a reunião ordinária da Câmara Municipal de Itabira, os vereadores aprovaram o projeto de lei 85/2021, de autoria de Neidson Dias Freitas (MDB). A proposta denomina como Recanto Sagrado o cemitério do distrito de Ipoema, que recentemente foi revitalizado e urbanizado. O texto passou em única discussão e votação e, portanto, será encaminhado para sanção do prefeito Marco Antônio Lage (PSB).

“A comunidade apresentou várias sugestões de nome e houve uma votação para escolhê-lo. As pessoas que participaram dessa votação chegaram, em comum acordo, a esse nome: Cemitério Recanto Sagrado”, argumentou o autor da proposta Neidson Freitas.

Em 2019, o deputado federal Marcelo Aro destinou, por meio de uma emenda parlamentar, R$ 600 mil reais para serem aplicados na reforma do cemitério de Ipoema, assim como na construção de um velório municipal no local. Esses recursos foram obtidos por meio de articulação política do vice-presidente do diretório itabirano do PP, Luiz Carlos — também conhecido como Luiz Carlos de Ipoema.

“A unidade recebeu um grande investimento por parte de uma emenda parlamentar do deputado Marcelo Aro e aqui reconheço a importância do Luiz Carlos — líder comunitário, ex-administrador do distrito e dirigente partidário —, que mostrou para Ipoema a importância de um bom relacionamento com outros entes políticos, pois foi a primeira vez na história que um cidadão sem mandato consegue uma verba tão vultuosa para o Município. Também fica o nosso reconhecimento ao prefeito por ter dado continuidade a uma obra já licitada e ter concluído ainda neste ano esse projeto. Todas as pessoas só têm a ganhar quando há convergência de interesses”, destacou Neidson Freitas.

Cemitério de Ipoema receberá o nome de Recanto Sagrado
Cemitério de Ipoema. – Foto: Divulgação/Prefeitura de Itabira

Homenagem

A reunião da Câmara de Itabira também foi marcada por homenagens a Carlos Drummond de Andrade, cujo aniversário de nascimento é celebrado no dia 31 de outubro — quando também é comemorado do Dia Nacional da Poesia. Para marcar as datas o músico Dênio D’Lúcio e a professora e atriz Ângela Maria Yná interpretaram um poema escrito e musicado por ele e que foi inspirado na obra do poeta itabirano.

Cemitério de Ipoema receberá o nome de Recanto Sagrado
Dênio D’Lúcio e Ângela Maria homenageiam Carlos Drummond de Andrade na reunião da Câmara de Itabira. – Foto: Gustavo Linhares/DeFato

Ângela Maria, que é integrante da Companhia Itabirana de Teatro, convidou o vereador, professor e ator José Júlio Rodrigues “do Combem” (PP) — que também participou do grupo teatral — para declamar o célebre poema “Confidência do Itabirano”.

Cemitério de Ipoema receberá o nome de Recanto Sagrado
O vereador Júlio do Combeme recitando o poema “Confidência do Itabirano”. – Foto: Gustavo Linhares/DeFato

Transmissão ao vivo

MAIS NOTÍCIAS