Com gabinete interativo, vereadora Rose Félix quer participação popular

Por meio do app “Tem meu Voto”, Rose Félix pretende construir um mandato pautado na transparência das ações e com participação popular nas tomadas de decisões

Com gabinete interativo, vereadora Rose Félix quer participação popular
Foto: Reprodução/Facebook
O conteúdo continua após o anúncio


Durante a sua campanha para vereadora, Rose Félix (MDB) defendeu a criação de um gabinete interativo em que as pessoas possam acompanhar as ações realizadas, a tramitação de projetos de lei, notificar problemas e opiniar sobre como ela deve votar no plenário da Câmara de Itabira. Agora, eleita e empossada, a emedebista começa a colocar em prática as ideias para um mandato participativo.

Para isso, Rose Félix recorrerá ao aplicativo “Tem meu Voto” — idealizado pelo vereador de Belo Horizonte, Gabriel Azevedo (Patriota), e pelo RenovaBR. Na plataforma, o itabirano poderá acompanhar todo o trabalho realizado pela vereadora, assim como enviar sugestões, reclamações e opinar sobre os posicionamentos políticos dela.

“Com transparência e participação acredito que podemos fazer valer a democracia. O gabinete interativo é onde o cidadão tem voz e pode participar e acompanhar as minhas ações enquanto vereadora”, afirma Rose Félix.

A ideia de adotar uma política participativa em seu mandato surgiu durante um curso de formação política pelo RenovaBR. Foi lá que ela se aproximou das discussões pela criação de ferramentas e mecanismos que permitam uma atuação cada vez mais transparente na área pública. Com isso, conheceu o app “Tem meu Voto”.

“Participei de um curso pelo RenovaBR e nesse curso minha visão política se abriu para a necessidade de uma atuação política o mais transparente possível. Também vi na população a reclamação de que não conseguia se aproximar do político, então pesquisando as melhores ferramentas para construir este tipo de mandato, participativo e transparente, chegamos ao app que foi idealizado pelo vereador de BH Gabriel Azevedo, que também foi meu professor no RenovaBR”, conta Rose Félix.

De acordo com a vereadora, o gabinete interativo já está em funcionamento. Para participar, basta fazer o download gratuito do app “Tem meu Voto” — disponível no Goolge Play e, também, na App Store.

Outros vereadores

Rose Félix também pretende estimular que outros vereadores adotem o gabinete interativo. Ela já começou a apresentar o projeto para outros parlamentares. O presidente da Câmara de Itabira, Weverton Andrade “Vetão” (PSB), considerou usar o app “Tem meu Voto” para divulgar as ações do Legislativo itabirano, mas a ferramenta não permite esse uso institucional.

“O aplicativo pode ser usado por outros vereadores e, inclusive, eu já iniciei uma conversa de apresentação com alguns deles. O presidente Vetão gostaria de fazer essa utilização de forma institucional, porém o aplicativo não aceita esse formato, por isto a adesão deve ser individual por cada parlamentar”, explicou Rose Félix.

cassino criptomoedas