Conceição do Mato Dentro decreta estado de emergência por causa de incêndios

Conceição do Mato Dentro tem uma área de 1.720 km², o que corresponde a cinco vezes a área de Belo Horizonte (331,4 km²)

Conceição do Mato Dentro decreta estado de emergência por causa de incêndios
Imagens dos incêndios na noite de quinta-feira em Conceição do Mato Dentro – Foto Ariel Branco

Devido às consequências do grande incêndio no Monumento Natural Serra da Ferrugem, a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro(CMD) decretou, na tarde desta sexta-feira (20), estado de emergência. A medida, segundo informou o Executivo, foi necessária para oficializar junto ao Estado a gravidade da situação no município.

Conceição do Mato Dentro enfrenta uma série de incêndios florestais. A situação se agravou na noite de quinta-feira (19), quando as queimadas atingiram quatro torres de energia da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Além de CMD, municípios vizinhos também ficaram sem luz. Segundo informou a Cemig, a energia para 50% dos clientes afetados já foi restabelecida.

A Serra da Ferrugem, que foi atingida pelo fogo, tem uma área de 867 hectares. O local foi transformado em Monumento Natural em maio de 2007, preservando toda a paisagem da serra, além de ter seu conjunto arquitetônico tombado como patrimônio histórico-cultural pelo município.

A Secretaria de Meio Ambiente e Gestão Urbana de CDM pede que a população economize água. A recomendação do órgão é que seja feita a umidificação do ambiente com o uso de bacias de água ou toalhas molhadas nos cômodos, por causa da grande concentração de fumaça no ar.

“Informamos que a Secretaria de Meio Ambiente Gestão Urbana ficará de plantão durante todo o final de semana para informações, denúncias e inscrições de voluntários para o combate ao fogo (direta ou indiretamente)”, diz trecho da nota enviada pela Prefeitura.

O conteúdo continua após o anúncio

A secretaria está localizada na praça Doutor Jorge Safe, n° 22, Rosário. O telefone para informações é (31) 3836-2431.

Reunião na Câmara

O presidente da Câmara de Conceição do Mato Dentro, Claudinho Ziriguidum, se reuniu com o o gerente de Relacionamento com Clientes Especiais da Cemig, Lucimar Lucas Queiroz, na tarde desta sexta e discutiu soluções para os problemas de energia elétrica gerados pelas queimadas na Serra da Ferrugem.

Segundo comentou Lucimar, a previsão é de que toda energia de Conceição esteja restabelecida até às 20 horas. A companhia ativou três geradores e trabalha na restituição das torres afetadas.

Representante de Cemig se reuniu com presidente da Câmara – Foto: Divulgação

Corpo de Bombeiros 

O Corpo de Bombeiros responsável por Conceição do Mato Dentro é de Belo Horizonte, localizado a 166 km de distância. Quando necessita da presença da corporação, as equipes têm de se deslocar da capital ou de Diamantina, que fica a 134 km de distância, incluindo um trecho de 26 km de terra.

MAIS NOTÍCIAS